Um vídeo nas redes sociais da candidata a prefeita de Vassouras, Rosi Silva (PP), causou polêmica e virou motivo de deboche para a oposição. O material é semelhante a uma publicação do prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis, que concorre à reeleição. Como a internet não perdoa, o suposto plágio gerou outro vídeo que está circulando em grupos de WhatsApp da cidade com o título ‘Geração copia e cola’ , debochando do material de campanha de Rosi.
As produções têm semelhanças impressionantes nos textos falados pelos candidatos, que têm pequenas alterações, nas imagens, no contexto, na interpretação e no ritmo. A fala de abertura de Topázio Neto é: “as eleições estão chegando e o assunto começa a entrar na agenda de toda cidade”. Já Rosi Silva fez uma pequena alteração: “as eleições estão chegando e o assunto começa a ser falado por toda a cidade”. Em outra parte, Topázio afirma “vai chegar o momento de você escolher o caminho de Floripa para os próximos anos”, enquanto Rosi diz “vai chegar o momento de vocês poderem escolher o melhor para Vassouras para os próximos anos”.
Os materiais são semelhantes até no tempo, cerca de 1 minuto e 20 segundos cada. O vídeo de Florianópolis foi postado em 22 de julho e o de Vassouras em 1º de agosto. Rosi Silva é atual vice-prefeita e concorre à prefeitura com apoio do prefeito Severino Filho.
A assessoria do prefeito de Florianópolis informou que o texto do vídeo é original da equipe de campanha de Topázio Neto e foi gravado no dia 21 de julho. “Desconhecemos qualquer vídeo com o mesmo conteúdo e texto”, afirmou a assessoria.
Tentamos contato com a assessoria de Rosi Vilva, através do Gabinete do prefeito Severino Filho e pelas redes sociais, mas não obtivemos respostas até o fechamento da matéria na quinta-feira, 8. Nesta sexta-feira, 9, a candidata entrou em contato para explicar que conheceu Topázio Neto em Brasília, na entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor.
“Sempre admirei o trabalho dele e por isso me inspirei no vídeo dele “, disse Rosi. “Só me inspiro naquilo que tem a minha cara e que eu admiro e este vídeo tem a minha cara”, completou. Rosi disse que conversou com o prefeito Topázio Neto por videochamada. No diálogo o prefeito disse que não se importa por ela ter se inspirado no vídeo dele. A conversa já virou material da campanha de Rosi nas redes sociais, para rebater a polêmica sobre os vídeos anterioes.






