TSE indefere mais de 1,1 mil candidaturas a duas semanas das eleições; DC lidera número de registros rejeitados

Mais de 800 registros barrados ainda estão em prazo para recurso ou já são alvo de contestação, o que significa que a situação desses candidatos pode mudar antes da votação

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A duas semanas do primeiro turno das eleições de 2026, marcado para 4 de outubro, 1.101 candidaturas de titulares aparecem como indeferidas nos sistemas da Justiça Eleitoral, informa a CNN Brasil. Desse total, mais de 800 ainda estão em prazo para recurso ou já são alvo de contestação, o que significa que a situação desses candidatos pode mudar antes da votação.

Além dos titulares, outros 74 candidatos a suplente constam como indeferidos. Os números foram extraídos da base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consideram as informações disponíveis até as 17h deste sábado (19).

O levantamento ocorre na reta final da análise dos registros. Na última terça-feira (15), o presidente do TSE, ministro Kássio Nunes Marques, informou que a Justiça Eleitoral já havia julgado mais de 99% dos pedidos apresentados em todo o país.

Mais de 800 registros ainda podem ser discutidos

Entre as candidaturas registradas no sistema, 18.835 aparecem como deferidas, enquanto outras 166 foram deferidas, mas ainda estão sob recurso ou dentro do prazo recursal.

Do lado dos registros rejeitados, 361 aparecem como indeferidos sem indicação de recurso pendente, enquanto 814 estão classificados como indeferidos com recurso ou ainda dentro do período para contestação. Há também 698 renúncias, 99 pedidos pendentes de julgamento, sete aguardando julgamento e quatro candidaturas canceladas.

A análise do registro é o procedimento pelo qual a Justiça Eleitoral verifica se cada candidato atende às exigências legais para participar da disputa. São avaliadas condições de elegibilidade, documentação apresentada e eventuais pedidos de impugnação.

Entre as razões que podem levar ao indeferimento estão a ausência de condição de elegibilidade, o descumprimento de requisitos formais e problemas relacionados à regularidade do partido, federação ou coligação.

DC lidera número de candidaturas indeferidas

Quando os dados são divididos por partido e incluem os suplentes, a Democracia Cristã (DC) aparece com o maior número de registros indeferidos: 175.

O Democrata vem em seguida, com 157 candidaturas nessa situação. Na terceira posição aparece o Agir, que contabiliza 142 registros barrados até o momento.

A maior quantidade de indeferimentos por cargo está nas eleições proporcionais. São 530 candidaturas a deputado estadual e 484 a deputado federal. Entre os cargos majoritários, aparecem 31 candidatos ao Senado, 26 a governador e 20 a vice-governador com registros indeferidos.

Uma mesma candidatura pode apresentar mais de uma causa para o indeferimento.

Marçal teve candidatura à Presidência rejeitada

Na disputa presidencial, o caso de maior repercussão foi o de Pablo Marçal (PRTB). Em 11 de setembro, o TSE rejeitou o pedido de registro da chapa formada por Marçal e Leonardo Avalanche. A Corte considerou que Marçal não cumpriu o requisito de filiação partidária dentro do prazo exigido pela legislação e também apontou sua condição de inelegível.

Antes do julgamento definitivo, o TSE já havia proibido Marçal de utilizar recursos públicos de campanha, participar da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e praticar outros atos de propaganda.

O PRTB apresentou posteriormente um pedido de substituição da candidatura. O processo eleitoral de 2026 conta atualmente com 12 candidaturas na disputa pela Presidência da República.

Mais de 158 milhões estão aptos a votar

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro. Segundo o TSE, 158.765.543 eleitores estão aptos a participar das eleições deste ano.

Os brasileiros escolherão presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e seus suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. Caso seja necessário, o segundo turno para presidente e governadores será realizado em 25 de outubro.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo