A Polícia Militar deflagrou, nesta quarta-feira (26), uma operação em comunidades da Zona Norte do Rio e em Duque de Caxias, para impedir uma possível tentativa de avanço do Comando Vermelho (CV) sobre áreas dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP). A ação ocorreu nas comunidades do Quitungo, Guaporé, Furquim, Dique e Ficap, além do Parque das Missões, na Baixada Fluminense.
Segundo a PM, informações de inteligência indicaram que integrantes do CV estariam se reunindo para planejar a expansão para Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, comunidades do Complexo de Israel que foram alvo de três operações policiais nos últimos dias.
A operação desta quarta reuniu cerca de 200 policiais militares, seis veículos blindados, 40 viaturas e aeronaves do Grupamento Aeromóvel. Uma ambulância da corporação também foi enviada para a região.
A PM afirmou que a ação buscou impedir a movimentação de criminosos e evitar novos confrontos pela disputa de território. As cinco comunidades que seriam alvo da tentativa de avanço são apontadas como áreas de influência do TCP.
No Parque das Missões, em Caxias, equipes do 15º BPM apreenderam um rádio comunicador, 1076 trouxinhas de maconha, 830 papelotes de cocaína e 65 pedras de crack. O material foi apresentado na 59ª DP. Não houve registro de prisões.
Operações no Complexo de Israel
A ofensiva ocorreu após uma sequência de operações da PM no Complexo de Israel. Desde a última sexta-feira (21), policiais atuam na região, com prisões, apreensão de armas e retirada de barricadas. Na segunda-feira (24), traficantes incendiaram quatro caminhões na Avenida Brasil em uma possível represália à ação policial.
De acordo com a corporação, a operação desta quarta teve caráter preventivo, buscando evitar uma nova disputa entre as duas facções na região.
Outras ações pela cidade
A Polícia Militar fez ainda outras operações em diferentes pontos da cidade. Agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) estiveram, na manhã desta quarta-feira (26), na comunidade da Barão, na Praça Seca. Enquanto isso, o 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) atuava na Comunidade do César Maia, Zona Sudoeste do Rio.
Na comunidade do Juramento, Zona Norte, o 41º BPM (Irajá) fez uma operação para retirar barricadas na região.
Impactos
A Secretaria Municipal de Educação informou que, em Quitungo e Guaporé, três unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais. Já em Furquim Mendes, Dique e Ficap, três escolas fecharam.
Três unidades de Atenção Primária que atendem a região das comunidades também foram afetadas. Elas mantiveram o atendimento, mas precisaram suspender as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde.







Deixe um comentário