Alerj inicia sessão decisiva sobre prisão de Rodrigo Bacellar; acompanhe ao vivo

Plenário vota projeto para revogar custódia do presidente da Casa após acordo entre base e oposição

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou na tarde desta segunda-feira (08) a sessão extraordinária que decidirá se a prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar, do União Brasil, será mantida ou revogada. A votação, que começou às 15h17, ocorre após um acordo entre governistas e oposição para organizar o debate em plenário.

A votação exige ao menos 36 votos entre os 69 parlamentares. Pouco antes da abertura dos trabalhos, governistas e oposicionistas fecharam um acordo para disciplinar as falas no plenário.

Pelo entendimento, três deputados falarão pela manutenção da prisão e três se posicionarão contra a manutenção, em uma tentativa de dar equilíbrio ao debate e evitar tensões durante a sessão. Acompanhe:

Caminho até a votação

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, por quatro votos a três, o projeto de resolução que recomenda a revogação da prisão e encaminhou o texto ao plenário.

Rodrigo Bacellar foi preso no dia 3 pela Polícia Federal durante a Operação Unha e Carne. Segundo a PF, ele é suspeito de ter vazado informações sigilosas da Operação Zargun, deflagrada em setembro.

Na ocasião, o então deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, foi preso por tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de ser investigado por negociar armas com o Comando Vermelho. Ele havia assumido o mandato em junho, mas perdeu o cargo após a prisão.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading