O deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, foi preso em setembro durante a Operação Zargun, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio. A ação foi conduzida pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Rio (MPRJ) e a Polícia Civil, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-RJ). Nesta quarta-feira (03), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, também foi preso, suspeito de ter vazado informações sigilosas da investigação.
Segundo as apurações, TH Joias teria usado o mandato para favorecer o crime organizado, intermediando negociações de drogas, fuzis e equipamentos antidrones destinados ao Complexo do Alemão. Ele também é acusado de indicar a esposa de Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão — apontado como traficante e preso na mesma operação —, para ocupar um cargo na Alerj.
Ação cumpriu 18 mandados de prisão
A Operação Zargun cumpriu 18 mandados de prisão preventiva, dos quais 15 foram efetivamente executados, além de 22 mandados de busca e apreensão em endereços da Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana. Na sede da Alerj, agentes federais e procuradores recolheram um malote com materiais apreendidos.
A prisão de Rodrigo Bacellar aprofunda as suspeitas sobre a existência de um esquema para antecipar informações da investigação, o que poderia ter beneficiado integrantes do grupo alvo da operação.






Deixe um comentário