Receita paga 5º lote do IR nesta terça; saiba quem recebe

Os créditos serão depositados ao longo do dia nas contas bancárias informadas no momento da declaração

Seguir no Google
Adicione a Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A Receita Federal realiza, nesta terça-feira (30), o pagamento do quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Ao todo, 387.277 contribuintes serão contemplados, com um valor total de R$ 1,035 bilhão.

Os créditos serão depositados ao longo do dia nas contas bancárias informadas no momento da declaração.

Este lote contempla contribuintes que entregaram a declaração fora do prazo, mas que regularizaram pendências junto ao Fisco, além de restituições residuais de anos anteriores.

De acordo com a Receita, os contribuintes que enviaram a declaração dentro do prazo e sem inconsistências já tiveram os valores pagos nos quatro primeiros lotes.

Como consultar a restituição

Para saber se foi incluído neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Perfil dos contemplados

Entre os 387 mil beneficiados neste lote, estão:

  • 15.604 idosos com mais de 80 anos;
  • 66.637 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 6.968 pessoas com alguma deficiência física, mental ou com moléstia grave;
  • 16.926 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 234.920 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
  • 46.222 contribuintes não prioritários.

E quem ainda não recebeu?

Contribuintes que não tiveram a restituição liberada devem acessar o portal e verificar o Extrato do Processamento da Declaração, disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Ali é possível identificar eventuais pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora corrigindo os erros.

Caso o status exibido seja “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada e está aguardando liberação em futuros lotes. Já se houver “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar o motivo da retenção e providenciar as correções necessárias.

A declaração retificadora pode ser enviada tanto pelo Programa Gerador da Declaração quanto pelo aplicativo da Receita.

Relacionadas

Deixe um comentário