Em entrevista divulgada nesta terça-feira (7), o ex-prefeito do Rio e pré-candidato ao governo estadual, Eduardo Paes (PSD), afirmou que o então governador Cláudio Castro (PL) lhe pediu apoio para tentar impedir a nomeação do delegado Leandro Almada como superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em 2023.
A revelação foi feita durante entrevista ao Canal do Tchao, em parceria com o Boletim Cast, no YouTube. Segundo Paes, a conversa aconteceu poucos dias após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu governadores em Brasília.
De acordo com o ex-prefeito, Cláudio Castro telefonou para informar que teria uma audiência com Lula no Palácio do Planalto e disse que pretendia pedir ao presidente que desistisse da nomeação de Leandro Almada para o comando da Polícia Federal no estado.
“Eu não estou contando história, ele me ligou”, afirmou Paes durante a entrevista.
Segundo o relato, Castro teria argumentado que Almada seria “um homem do Freixo”, em referência ao ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT), e que o delegado chegaria ao Rio para perseguir políticos.
Paes disse que recusou apoiar o pedido.
“Eu falei: eu? Eu quero até que ele esqueça que eu existo. Quero saber de Polícia Federal se vai nomear quem, o assado?”, relatou.
Ainda segundo o ex-prefeito, ele questionou a estratégia de Castro de fazer esse tipo de solicitação no primeiro encontro com o presidente da República.
“Como é que você vai se apresentar para alguém na primeira vez que você já faz um pedido desse?”, afirmou.
Na entrevista, Paes também criticou o momento político do Rio de Janeiro e afirmou que o estado perdeu credibilidade institucional. Sem citar diretamente o governador em exercício, Ricardo Couto, declarou que o Rio está sendo governado por um desembargador, em referência ao presidente do Tribunal de Justiça que assumiu interinamente o comando do Executivo estadual, ressaltando que a legitimidade é constitucional, mas não decorre do voto popular.
Leandro Almada da Costa assumiu a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro em fevereiro de 2023, durante o governo Lula.
Em fevereiro de 2025, ele deixou o cargo para assumir a Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, em Brasília. Em seu lugar, tomou posse o delegado Fábio Galvão da Silva Rêgo como novo superintendente da corporação no estado.






Deixe um comentário