A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta sexta-feira (10) uma nota classificando como “de extrema gravidade” as informações reveladas pela investigação da Polícia Federal sobre a suposta elaboração de dossiês para atingir o presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, e a jornalista Malu Gaspar.
A manifestação ocorre após a divulgação de trechos da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que trata das investigações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, e o publicitário Thiago Miranda, apontado como responsável por fornecer informações ao empresário.
Febraban cobra rigor nas investigações
Na nota, a Febraban reafirma apoio às investigações conduzidas pelas autoridades e às medidas adotadas pelo Banco Central para preservar a estabilidade e a confiança no Sistema Financeiro Nacional.
A entidade destaca que qualquer prática capaz de comprometer a integridade do sistema financeiro deve ser apurada de forma rigorosa e que, caso as irregularidades sejam comprovadas, os responsáveis devem ser responsabilizados.
Intimidação não pode ser tolerada
Segundo a federação, tentativas de intimidar, constranger ou desqualificar pessoas por meio da produção de dossiês são incompatíveis com o ambiente institucional necessário ao funcionamento do mercado financeiro.
A entidade afirma que os fatos causam preocupação porque ocorrem em um momento em que autoridades, instituições financeiras e entidades do setor atuaram conjuntamente para preservar a estabilidade do sistema, incluindo medidas relacionadas à governança e ao funcionamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Ataques extrapolam casos individuais
Para a Febraban, investidas contra executivos do sistema financeiro, jornalistas, especialistas e lideranças do mercado ultrapassam interesses particulares e podem afetar a confiança, a transparência e a segurança institucional do setor.
Ao final da nota, a federação reafirma seu compromisso com o respeito às instituições, à liberdade de imprensa, ao Estado Democrático de Direito e às decisões adotadas pelas autoridades competentes.
A investigação da Polícia Federal segue em andamento e apura a suposta atuação de um grupo que teria produzido dossiês para atingir pessoas ligadas ao sistema financeiro e à imprensa.






Deixe um comentário