Folha, Estadão e Globo cobram explicações de Moraes e defendem saída do STF

Os três principais jornais do país convergem em críticas ao ministro Alexandre de Moraes após novas revelações envolvendo mensagens de Daniel Vorcaro e contrato do Banco Master com escritório ligado à família do magistrado

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Os editoriais publicados nesta terça-feira (1) por Folha de S.Paulo, Estadão e O Globo adotaram posições duras em relação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os três veículos apontam a necessidade de esclarecimentos sobre a relação do magistrado com Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, e sobre as circunstâncias envolvendo um contrato milionário com o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro.

Embora apresentem argumentos diferentes, os textos convergem em um ponto central: Moraes precisa explicar publicamente os fatos revelados pela investigação da Polícia Federal (PF). O Estadão foi além e defendeu diretamente que o ministro deixe o Supremo, enquanto a Folha também sustentou a necessidade de renúncia. O Globo, por sua vez, destacou que o STF deve cobrar explicações urgentes do magistrado.

As publicações surgem depois da divulgação de mensagens atribuídas pela PF a Vorcaro, nas quais o banqueiro buscaria informações ou eventual ajuda relacionada a autoridades responsáveis por investigações. O relatório policial também apontaria que Moraes teria participado da edição de uma minuta contratual envolvendo o escritório de sua mulher.

Estadão defende que ministro deixe o Supremo

Em seu editorial, o Estadão afirmou que Moraes não teria mais condições de permanecer no STF diante das revelações apresentadas. O jornal sustenta que a participação do ministro na elaboração de um contrato poderia levantar questionamentos sobre a compatibilidade da atuação com as restrições impostas à magistratura.

O texto também chama atenção para mensagens atribuídas a Vorcaro nas quais aparecem referências ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Segundo o editorial, as mensagens levantam dúvidas que precisam ser esclarecidas por uma investigação independente.

Para o Estadão, a crise ultrapassou a esfera pessoal e passou a atingir a própria imagem institucional do Supremo. O jornal afirma que Moraes tem direito à presunção de inocência e ao devido processo legal, mas considera que a permanência do ministro na Corte passou a representar um problema institucional.

No trecho central de sua posição, o editorial sustenta que “Moraes tem de deixar o Supremo” e afirma que, caso ele não tome essa iniciativa, caberia ao Senado analisar eventuais pedidos de impeachment.

Folha cobra renúncia e critica relação com Vorcaro

A Folha de S.Paulo adotou posição semelhante e afirmou, em editorial, que não haveria mais espaço para Moraes no Supremo. O jornal defendeu que o ministro renuncie e, caso isso não ocorra, pediu que o Senado dê andamento aos pedidos de impeachment existentes.

O editorial da Folha considera que as novas revelações ampliaram as dúvidas sobre a relação entre Moraes e Vorcaro. O jornal cita o contrato de aproximadamente R$ 131 milhões entre o Banco Master e o escritório da mulher do ministro, além das comunicações atribuídas ao banqueiro antes de sua prisão.

A publicação também menciona outro contrato, de R$ 50 milhões, relacionado a uma empresa de Vorcaro, e destaca informações segundo as quais Moraes teria editado a minuta de um contrato envolvendo o escritório de sua mulher.

Na avaliação da Folha, as novas informações aumentam a pressão para que o ministro preste contas. O jornal afirma que a situação coloca em discussão uma escolha institucional entre preservar a imagem do Supremo e manter Moraes no cargo.

O Globo pede explicações públicas e urgentes

O Globo adotou um tom diferente ao enfatizar, inicialmente, a necessidade de esclarecimentos. O editorial afirma que Moraes “continua a dever explicações convincentes” sobre sua relação com Vorcaro e considera que as mensagens atribuídas ao banqueiro exigem respostas.

O jornal destaca que o ministro André Mendonça, relator do caso Master no STF, solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre as conclusões da PF, retirou o sigilo de informações e defendeu que as evidências sejam examinadas em sessão pública.

O Globo também questiona o conteúdo das mensagens nas quais Vorcaro faria referências a Gonet e Andrei Rodrigues. Para o editorial, todos os envolvidos mencionados no relatório policial têm esclarecimentos a prestar, sem que isso represente antecipação de culpa.

A publicação ressalta ainda que respostas formais e notas breves não seriam suficientes diante da dimensão das dúvidas levantadas. Na avaliação do jornal, cabe a Moraes demonstrar, por meio de explicações claras, que sua atuação não sofreu influência da relação com o empresário.

Pressão sobre STF aumenta após novas revelações

A publicação simultânea dos três editoriais amplia a pressão política e institucional sobre Alexandre de Moraes. Embora os jornais partam de enfoques distintos, Folha, Estadão e O Globo convergem na cobrança por esclarecimentos sobre as mensagens atribuídas a Vorcaro e sobre a participação do ministro em documentos relacionados ao escritório de sua mulher.

Os textos também colocam a Procuradoria-Geral da República e o Senado no centro dos próximos passos. Enquanto os editoriais defendem investigação e transparência, Folha e Estadão sustentam de forma mais explícita que a saída de Moraes seria a solução para preservar a imagem do Supremo.

O caso ainda depende da apuração das autoridades competentes e da manifestação dos envolvidos. As acusações e suspeitas mencionadas nos editoriais não equivalem, por si só, a uma conclusão definitiva sobre eventual responsabilidade criminal ou administrativa do ministro.

A principal consequência política, contudo, já está colocada: a relação entre Moraes, Vorcaro e o Banco Master passou a provocar uma cobrança pública inédita pela prestação de esclarecimentos e, nos editoriais de Folha e Estadão, pela própria saída do ministro do Supremo.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo