Sob efeito de massa polar, Rio bate recorde de frio e encara fim de semana gelado

Massa de ar polar combinada a um sistema de alta pressão derrubou as temperaturas no estado

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A madrugada desta sexta-feira (13) foi a mais fria do ano no Rio de Janeiro. Os termômetros marcaram 11,8°C às 7h, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A marca supera o recorde anterior, registrado na madrugada de quinta-feira (12), quando fez 13,2°C na capital.

A queda acentuada nas temperaturas é resultado da passagem de uma massa de ar polar que, associada a um sistema de alta pressão, se posicionou sobre o Sudeste brasileiro, resfriando as noites cariocas. É o que explica a meteorologista Camilla Visibeli, do Tempo OK: “Essa noite era prevista como a mais fria para o Sudeste devido à passagem dessa massa de ar polar pelo Brasil, que em combinação com um sistema de alta pressão, alocou-se na região e foi responsável pelas baixas temperaturas”. 

Ainda de acordo com a especialista, o fim de semana ainda será de frio, mas com menos intensidade. “Esse fim de semana será marcado por um frio, porém menos intenso que nesses dois dias. A massa de ar está se deslocando e com isso as máximas temperaturas devem aumentar gradativamente”, afirma. 

A tendência é que, com o afastamento da massa de ar polar, as temperaturas máximas aumentem gradativamente ao longo dos dias. Ainda assim, o contraste térmico deve marcar a próxima semana. “Destaco que, a semana que vem deve ser marcada por dias de grande amplitude térmica. Teremos tardes amenas, ou até quentes, e noites frias, mas sem essa intensidade toda de agora”, completa Camila.

Previsão do tempo para os próximos dias 

Nesta sexta, o céu varia entre nublado pela manhã e claro durante a tarde e à noite. A mínima prevista é de 12°C, e a máxima, de 24°C, com ventos fracos ao longo do dia.

No sábado (14), o tempo segue firme, com a manhã ensolarada e céu encoberto à tarde e à noite. A temperatura mínima sobe para 13°C, e a máxima chega aos 27°C. Já no domingo (15), o céu deve ter poucas nuvens, e as temperaturas permanecem estáveis, com mínima de 13°C e máxima de 28°C.

A segunda-feira (16) terá mínimas em torno de 14°C e máximas que alcançam os 28°C, sob céu limpo. Na terça-feira (17), os termômetros devem variar entre 17°C e 29°C, com predomínio de céu claro e ventos fracos.

* Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

Relacionadas

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo