Vans e ônibus escolares poderão usar faixas do BRS no Rio a partir de segunda

Medida da Prefeitura será testada entre 11h e 14h para avaliar impactos no trânsito e facilitar o deslocamento de cerca de 60 mil crianças

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A Prefeitura do Rio vai autorizar, a partir da próxima segunda-feira, a circulação de vans e ônibus escolares pelas faixas do BRS, corredores preferenciais destinados atualmente a ônibus e táxis. A permissão será válida entre 11h e 14h e terá caráter experimental, segundo anunciou o prefeito Eduardo Cavaliere nesta sexta-feira em publicação na rede social X.

A medida será acompanhada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e pela CET-Rio para avaliar os efeitos sobre o trânsito, a segurança viária e a operação do transporte coletivo. Segundo Cavaliere, cerca de 60 mil crianças utilizam diariamente o transporte escolar na cidade. A determinação será publicada no Diário Oficial deste sábado.

Circulação será permitida no horário de entrepico

De acordo com a SMTR, o período escolhido corresponde ao horário de entrepico, quando há menor circulação de ônibus no sistema. A avaliação técnica da prefeitura é que a faixa de horário permitirá a entrada dos veículos escolares no BRS sem provocar impacto significativo na operação dos corredores, que continuam sendo utilizados por ônibus e táxis.

A autorização será restrita aos veículos cadastrados, licenciados e identificados para a prestação do serviço de transporte escolar no município. O desempenho da medida será monitorado pelos órgãos municipais, que vão analisar os resultados antes de decidir sobre uma eventual ampliação do horário de circulação.

Veículos não poderão usar BRS para estacionamento

A autorização não permitirá que vans e ônibus escolares utilizem as faixas do BRS para espera ou estacionamento. As paradas deverão ocorrer somente pelo período necessário para o embarque e desembarque dos estudantes, sem comprometer a circulação dos ônibus e dos demais veículos autorizados a utilizar os corredores.

A prefeitura informou que a eventual ampliação do horário dependerá dos resultados obtidos durante o período de testes. Serão considerados, entre outros fatores, os impactos no tráfego, a segurança dos estudantes e demais usuários e a operação do transporte coletivo.

Prefeitura anuncia medidas para transporte escolar

Além da liberação temporária das faixas do BRS, Eduardo Cavaliere anunciou a prorrogação do prazo de regularização para profissionais do transporte escolar que ainda precisam realizar a vistoria obrigatória neste ano.

O prefeito também afirmou que a Prefeitura do Rio está avançando, em conjunto com o Governo Federal, nas tratativas para incluir as vans de transporte escolar e as vans convencionais, conhecidas como “cabritinhos”, nas linhas de crédito do Move Brasil. A proposta prevê financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoiar a renovação da frota.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo