Rio realiza última etapa da vacinação contra raiva em cães e gatos neste sábado

Campanha terá 88 postos gratuitos na Zona Oeste, das 9h às 17h; objetivo da Prefeitura é aumentar em 20% o número de animais imunizados em relação a 2025

Seguir no Google
Adicione a Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos no Rio de Janeiro chega à quinta e última etapa neste sábado (7), com atendimento na Zona Oeste. Ao todo, 88 postos estarão disponíveis, das 9h às 17h, para oferecer a vacina gratuitamente.

A imunização será realizada nos bairros de Santa Cruz, Paciência, Palmares, Jesuítas, Urucânia, Sepetiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Os endereços dos postos podem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA).

Meta é ampliar vacinação em 20%

Em 2025, a Prefeitura do Rio vacinou 378.825 cães e gatos durante a campanha antirrábica. Para este ano, a meta da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais é aumentar em 20% o número de animais imunizados.

O último caso de raiva em cães registrado no município foi em 1995.

Quem não conseguir levar o animal aos postos neste sábado também poderá procurar um dos postos ou hospitais veterinários da cidade para receber a vacina.

Quais animais podem receber a vacina

Cães e gatos saudáveis com idade mínima de três meses podem ser vacinados. Não existem restrições de tamanho ou peso, nem limite máximo de idade.

Animais gestantes não devem receber a vacina. Já os que estiverem doentes precisam passar por avaliação prévia de um médico-veterinário.

Orientações para levar cães e gatos aos postos

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais recomenda que os cães sejam conduzidos com guia curta e focinheira, principalmente quando apresentarem comportamento agressivo.

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Além disso, o animal precisa estar acompanhado por uma pessoa maior de idade e, se

Relacionadas

Deixe um comentário