Após oito anos com o mesmo valor, a passagem dos ônibus municipais de São Gonçalo ficou mais cara neste sábado (1º). A tarifa subiu de R$ 3,95 para R$ 5,55, um aumento de 40% determinado pela Justiça após um pedido do sindicato das empresas.O decreto com o novo valor foi assinado pelo prefeito Capitão Nelson (PL) e publicado no Diário Oficial de quinta-feira (30), entrando em vigor hoje. Este é o primeiro aumento na tarifa municipal desde 2017.
O reajuste foi solicitado pelo Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário do Rio (Setrerj), que representa as viações. O sindicato alegou defasagem no valor, custos operacionais e falta de ressarcimento de gratuidades, e pedia na Justiça um valor ainda maior, de R$ 5,94.
A Prefeitura de São Gonçalo acionou a Procuradoria Municipal e recorreu da decisão inicial. Em outubro, a 8ª Vara Cível do município estabeleceu um meio-termo, fixando a tarifa em R$ 5,55. A Justiça chegou a estipular multa ao prefeito Capitão Nelson em caso de descumprimento.
Nas redes sociais, moradores da cidade reclamaram do aumento. “Passagem subindo é o cúmulo…”, comentou uma mulher no X (antigo Twitter). “Aumentaram os preços da passagem. Muito cansativo ter que ficar lutando para não fazerem o mínimo da sacanagem”, disse outro internauta.
Aumento evitou greve de motoristas
A definição da nova tarifa foi central para evitar uma greve de motoristas em setembro. O Sindicato dos Rodoviários (Sintronac) ameaçou paralisar as atividades, cobrando um reajuste salarial de 15%.
Na época, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários (Setrerj), que representa as empresas do modal, condicionou qualquer negociação com os funcionários ao reajuste da passagem. O Ministério Público do Trabalho (MPT) mediou as negociações. Com o aumento em vigor, a expectativa é que empresas e rodoviários retomem as conversas sobre o dissídio da categoria.






Deixe um comentário