Tarifa de ônibus em São Gonçalo sobe para R$ 5,25 por decisão da Justiça

A decisão dá prazo de 30 dias para que o ajuste seja cumprido; antes, passagem custava R$ 3,95

A Justiça do Rio determinou o aumento da tarifa do transporte público municipal de São Gonçalo, na Região Metropolitana. O valor da passagem, que desde 2017 era de R$ 3,95, passará a ser de R$ 5,25 — um reajuste de 33%.

A decisão, publicada no último dia 8 pela juíza Larissa Pinheiro Schueller Pascoal, da 4ª Vara Cível do município, dá prazo de 30 dias para que o ajuste seja cumprido, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) afirma que o reajuste para R$ 5,25 não é suficiente e defende que o valor necessário para equilibrar o sistema e garantir renovação de frota e reajuste salarial dos rodoviários seria de R$ 5,94.

A magistrada destacou no despacho que o não cumprimento do contrato de concessão e a inadimplência da prefeitura comprometem o equilíbrio econômico-financeiro do transporte, serviço essencial para os mais de 960 mil moradores da cidade. Ela também chamou atenção para o risco de uma greve iminente de rodoviários.

A Prefeitura de São Gonçalo confirmou que foi notificada da decisão do Tribunal de Justiça e informou que a Procuradoria Municipal está avaliando os próximos passos.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading