Flávio, Lula e Paes viram protagonistas na estreia dos candidatos ao Senado no Rio

Jordy dá espaço a Flávio Bolsonaro, Benedita aposta em Lula, Pedro Paulo destaca Paes e Waguinho exibe número de Garotinho

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A estreia da propaganda eleitoral dos principais candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro teve um elemento em comum nesta sexta-feira (28): a força dos padrinhos políticos. Em vez de concentrarem os primeiros programas apenas na própria apresentação ao eleitor, nomes da disputa recorreram a aliados de destaque nacional e estadual para reforçar suas candidaturas.

Carlos Jordy (PL) praticamente entregou seu espaço ao candidato do partido à Presidência, Flávio Bolsonaro. Benedita da Silva (PT) levou para a televisão sua ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição. Já Pedro Paulo (PSD) apostou na parceria política com Eduardo Paes (PSD), candidato ao governo do Rio.

Waguinho (Republicanos), por sua vez, chamou atenção ao abrir sua propaganda com a marca e o número de Anthony Garotinho (Republicanos), candidato ao governo que está temporariamente impedido de participar do horário eleitoral.

Flávio domina programa de Jordy

No programa de aproximadamente um minuto de Carlos Jordy, foi Flávio Bolsonaro quem ocupou a maior parte do tempo.

O presidenciável falou sobre segurança pública e defendeu a eleição de uma bancada forte no Senado para promover mudanças na Constituição. Entre as propostas citadas esteve a redução da maioridade penal.

Jordy apareceu somente no fim da propaganda, com uma breve manifestação de apoio a Flávio, que, por sua vez, pediu votos para o candidato ao Senado.

A estratégia deixou evidente já na estreia a tentativa de Jordy de atrelar sua campanha à candidatura presidencial do PL.

Benedita reforça parceria com Lula

Benedita da Silva começou seu programa aparecendo sozinha, mas Lula ganhou espaço na sequência da peça eleitoral.

Imagens de agendas dos dois foram exibidas, enquanto a deputada relembrou sua relação política com o presidente e reforçou a parceria entre eles.

“Lula tem feito muito pelo nosso estado, eu estou do lado dele e ele do meu”, afirmou Benedita.

A propaganda também mostrou a candidata ao lado de Pedro Paulo, que disputa uma das vagas ao Senado pelo PSD.

Pedro Paulo, por sua vez, escolheu Eduardo Paes como principal referência política de seu primeiro programa. Presidente estadual do PSD, ele apresentou imagens e elementos destinados a destacar a trajetória e a parceria construída com o candidato ao governo.

Em determinado momento, Pedro Paulo aparece diante de uma estante, com as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio e do Flamengo ao fundo. O cenário remete ao utilizado por Paes em sua própria estreia na propaganda eleitoral.

Waguinho exibe Garotinho

Outro episódio que chamou atenção ocorreu no programa de Waguinho. A propaganda começou exibindo a marca e o número de Anthony Garotinho e um pedido de voto no candidato ao governo.

A aparição ocorreu mesmo depois de uma decisão liminar do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) suspender a participação de Garotinho no horário eleitoral gratuito.

A ação que pede a impugnação da candidatura do ex-governador ainda não teve julgamento definitivo. A decisão vigente também suspendeu, temporariamente, repasses do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e impede Garotinho de participar de debates de rádio e televisão.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo