Mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, indicam que o ex-banqueiro orientou funcionários sobre o pagamento de despesas relacionadas à viagem do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e de sua esposa, Eliane Fux, a Nova York, em maio de 2024.
Segundo os diálogos, Vorcaro determinou que a emissão das passagens e da hospedagem fosse feita por meio de Antonio Camarotti, CEO e publisher da Forbes Brasil. As conversas foram apreendidas pela Polícia Federal no celular do ex-banqueiro, que é alvo de investigação.
Fux afirma, por meio de sua assessoria, que nunca trocou mensagens com Vorcaro e que jamais foi convidado por ele para eventos. O ministro diz que recebeu convite diretamente da Forbes para participar de uma programação da revista e que esteve em um almoço realizado em sua homenagem.
Mensagens tratam de passagens e hospedagem
As conversas analisadas pela reportagem ocorreram entre março e maio de 2024. Em uma delas, um funcionário informa a Vorcaro que Camarotti havia confirmado a presença de Fux em um dos eventos da Forbes em Nova York.
Na sequência, o interlocutor pergunta se poderia emitir as passagens e reservar a hospedagem do ministro e de sua esposa. Vorcaro responde que as despesas poderiam ser autorizadas, mas orienta que a operação fosse realizada por meio de Camarotti, e não diretamente pelo próprio grupo.
O almoço em homenagem a Fux foi promovido pela Forbes e teve patrocínio da BeFly, empresa do setor de turismo que mantinha parceria financeira com o Banco Master. Os diálogos indicam que Vorcaro participou das tratativas relacionadas ao apoio aos eventos da revista.
A Forbes informou que o convite a Fux foi enviado diretamente ao advogado Rodrigo Fux, filho do ministro. Segundo a empresa, o convite não mencionava a participação de Vorcaro e apresentava a BeFly entre os patrocinadores.
Patrocínio envolveu Forbes e BeFly
Em uma das mensagens, Camarotti informa a Vorcaro que havia sido acertado um patrocínio de US$ 200 mil para a Forbes Party, evento realizado em Nova York no dia seguinte ao almoço em homenagem a Fux. A mensagem mencionava a possibilidade de utilização da marca do Master ou de outra empresa escolhida por Vorcaro.
Outro diálogo trata especificamente do almoço dedicado ao ministro. Um interlocutor afirma que a homenagem seria uma contrapartida pelo patrocínio da Forbes Party. Vorcaro pergunta se o patrocínio seria do grupo e se haveria uma marca no evento destinado a Fux.
A resposta indica que a marca apresentada seria a BeFly. As mensagens também mostram Camarotti dizendo que agradeceria pelo patrocínio da empresa durante o encontro e, em seguida, passaria a palavra a Fux.
O convite para o chamado Forbes Power Lunch apresentava as marcas da Forbes e da BeFly. De acordo com os diálogos, o encontro teria entre 30 e 40 participantes. Não foram divulgadas imagens do almoço no site da Forbes.
Fux nega relação com Vorcaro
Em nota enviada pela assessoria de imprensa do STF, Fux afirmou que foi convidado diretamente pela Forbes para participar de um evento da revista e que proferiu uma palestra sobre segurança jurídica e risco Brasil.
O ministro também declarou que não teve contato com Vorcaro durante o almoço e que não participou de outros eventos organizados pela Forbes ou pelo Banco Master em Nova York naquele período.
As mensagens também tratavam inicialmente de um possível convite para Fux participar do evento Person of the Year, promovido pelo Esfera Brasil, em 13 de maio de 2024, no Rockefeller Center. Um modelo de convite chegou a ser enviado a Vorcaro, mas os diálogos não esclarecem se a mensagem foi efetivamente encaminhada ao ministro.
A assessoria de Fux afirmou que ele não participou do evento do Esfera Brasil. O ministro declarou ainda, em sessão do STF, que nunca havia tido relação com Vorcaro e que não o conhecia pessoalmente.
Filho de Fux aparece nas mensagens
As conversas analisadas pela PF também mostram uma relação próxima entre Vorcaro e Rodrigo Fux, filho do ministro. Em uma mensagem enviada quatro dias depois do almoço em Nova York, o advogado inicia a conversa chamando o ex-banqueiro de “irmão”.
Em outro momento, ao combinar uma reunião, Rodrigo Fux utiliza novamente uma expressão de proximidade. As mensagens entre os dois já haviam sido divulgadas anteriormente e fazem parte do conjunto de dados extraído do celular de Vorcaro.
O ministro Luiz Fux pediu à Polícia Federal acesso aos dados do aparelho de Vorcaro depois que vieram a público conversas envolvendo o ex-banqueiro e seu filho.
Na sessão do STF em que o ministro Flávio Dino pediu vista e suspendeu a análise de um relatório sobre as relações de Alexandre de Moraes com Vorcaro, Fux negou ter mantido contato direto com o empresário.
Forbes e BeFly apresentam suas versões
A Forbes Brasil afirmou que a BeFly patrocinou o almoço realizado em homenagem a Fux e que o Banco Master foi um dos apoiadores da Forbes Party. A empresa classificou os acordos como relações comerciais de patrocínio e afirmou que eram formais e regulares.
A revista também declarou que não tinha conhecimento dos fatos e das investigações que posteriormente vieram a público envolvendo Vorcaro e o Banco Master.
A BeFly, por sua vez, informou que mantém desde 2021 parcerias comerciais pontuais com a Forbes, relacionadas ao patrocínio e apoio a eventos promovidos pela publicação.
A empresa afirmou que essas parcerias fazem parte de sua estratégia comercial e de negócios. As mensagens apreendidas pela PF, contudo, mostram Vorcaro sendo informado sobre os detalhes de patrocínios e da participação das empresas nos eventos em Nova York.







Deixe um comentário