Circula MinC chega à Baixada com inauguração de museu inédito no RJ

Ministério da Cultura promove atividades em Duque de Caxias e Nova Iguaçu nos dias 29 e 30 de abril; programação inclui abertura do primeiro Museu de Arqueologia e Etnologia do estado

O Ministério da Cultura leva nesta semana o projeto Circula MinC à Baixada Fluminense com uma programação especial que inclui a inauguração do primeiro Museu de Arqueologia e Etnologia do Estado do Rio de Janeiro. As atividades acontecem nesta quarta-feira (29) e na quinta-feira (30), em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, reunindo gestores públicos, artistas, produtores e agentes culturais da região.

A abertura do novo espaço cultural será no dia 30, em Nova Iguaçu, no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. O museu nasce como referência estadual na preservação da memória histórica e arqueológica, reforçando a importância cultural da Baixada Fluminense no cenário nacional.

O Circula MinC tem como proposta aproximar o Governo Federal dos trabalhadores da cultura, fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso a informações sobre financiamento e produção cultural. A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, participa da agenda.

Museu inédito no Rio de Janeiro

O Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu (MAE-NI) será inaugurado no Dia da Baixada Fluminense e passa a ser o primeiro do tipo no estado e o quarto do país voltado ao tema.

Instalado em uma área histórica tombada pelo Inepac, o equipamento terá foco na preservação, pesquisa e exposição de vestígios ligados a antigas civilizações e à formação histórica da cidade. O local também deve impulsionar o turismo cultural e projetos educacionais.

Entre os destaques do acervo estão peças com até 800 mil anos, como instrumentos de pedra, além de parte dos mais de 200 mil fragmentos arqueológicos encontrados em escavações feitas no próprio parque.

A exposição de estreia, chamada “Raízes Ancestrais – A construção da nação brasileira”, apresenta um percurso histórico que vai dos primeiros grupos humanos até os povos originários e a história regional do século XIX.

Programação do Circula MinC

29 de abril – Duque de Caxias

Local: Teatro Raul Cortez – Praça da Emancipação, s/n, Vila Meriti

  • 9h – Credenciamento
  • 10h às 12h – Mesa de apresentação e escuta
  • 13h – Oficina de elaboração de projetos
  • 14h30 – Debate sobre desafios dos agentes culturais nos territórios
  • 16h – Impactos da Política Nacional Aldir Blanc na Baixada Fluminense

30 de abril – Nova Iguaçu

Local: Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha – Estrada Zumbi dos Palmares, nº 3, Barão de Guandu

  • 9h – Inauguração do Museu de Arqueologia e Etnologia
  • 14h – Encerramento com autoridades e entrega de 25 moções a fazedores de cultura da Baixada

Inscrições gratuitas

Os interessados em participar das atividades do Circula MinC podem se inscrever gratuitamente por este formulário formulário on-line divulgado pelo Ministério da Cultura

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading