Bolsonaro se articula com militares para ruptura institucional, informa a Folha

Acuado por reiteradas derrotas no STF, Bolsonaro estaria pondo em prática a perigosa estratégia de uma aproximação ainda maior com as Forças Armadas para se contrapor às decisões judiciais, abrindo grave crise institucional no país. Segundo apurou a Folha, “Jair Bolsonaro busca respaldo entre os militares para reagir ao Judiciário. E tem recebido sinais de…

Acuado por reiteradas derrotas no STF, Bolsonaro estaria pondo em prática a perigosa estratégia de uma aproximação ainda maior com as Forças Armadas para se contrapor às decisões judiciais, abrindo grave crise institucional no país.

Segundo apurou a Folha, “Jair Bolsonaro busca respaldo entre os militares para reagir ao Judiciário. E tem recebido sinais de apoio nos bastidores, sobretudo em relação às decisões do tribunal que interferem em medidas do governo. Neste sábado (2), em encontro que não estava previsto na agenda do presidente, ele recebeu os chefes das três Forças Armadas e os generais que integram sua equipe ministerial. A eles se queixou de estar com dificuldades para governar devido ao que ele chama de “constante interferência do Judiciário”. Ele ameaçou fazer uma ruptura institucional, no sentindo de eventualmente descumprir determinações futuras da corte”, informa a Folha.

O conteúdo da reunião torna mais fácil a tradução das ameadas cifradas da fala presidencial hoje diante de apoiadores em Brasília.

“Tenho certeza de uma coisa, nós temos o povo ao nosso lado, nós temos as Forças Armadas ao lado do povo, pela lei, pela ordem, pela democracia, e pela liberdade. E o mais importante, temos Deus conosco”, disse no Palácio do Planalto enquanto acenava para manifestantes que o apoiavam e criticavam o STF e o Congresso.

Ao final, o presidente disse: “Peço a Deus que não tenhamos problemas essa semana,. Chegamos no limite, não tem mais conversa, daqui pra frente, não só exigiremos, faremos cumprir a Constituição, ela será cumprida a qualquer preço, e ela tem dupla mão

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog no WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading