Terceirizado da Light é preso por furtar equipamentos de energia na Zona Norte

Segundo a Polícia Civil, auxiliar de almoxarifado aproveitava o acesso aos materiais para furtá-los; prisão ocorreu no mesmo dia da Operação Blackout, que investiga mais de 25 funcionários da concessionária por esquema de desvio de cabos de cobre

Seguir no Google
Adicione a Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviços à Light foi preso em flagrante, na noite desta quarta-feira (4), por furto de equipamentos de uma unidade da concessionária na Penha Circular, na Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Civil, o homem trabalhava como auxiliar de almoxarifado e aproveitava o acesso aos materiais para retirá-los do local.

De acordo com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), os agentes receberam informações de que o funcionário levava equipamentos clandestinamente ao fim do expediente, utilizando uma bolsa para transportá-los. A prática, segundo a investigação, ocorria de forma recorrente.

Após monitorar a unidade, os policiais abordaram o suspeito e encontraram conectores de derivação perfurantes ainda nas embalagens. Os equipamentos são utilizados nas conexões dos ramais da rede aérea de energia elétrica.

O preso informou aos agentes que trabalhava havia quase dois anos para a prestadora de serviços da companhia de energia. Ele responderá por furto qualificado.

A Polícia Civil informou que investiga outros possíveis episódios de retirada de materiais e busca identificar o destino dos equipamentos.

Operação investiga funcionários da Light

A prisão ocorreu no mesmo dia em que a Polícia Civil deflagrou a Operação Blackout, que apura um esquema de furto de cabos de cobre da rede elétrica envolvendo funcionários da concessionária. Nesse caso, 25 trabalhadores são investigados por possível envolvimento.

Na operação, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) cumpriram sete mandados de busca e apreensão. Um funcionário foi preso em flagrante e outros dois foram demitidos pela empresa.

A investigação começou após a Light comunicar o furto de cerca de 500 metros de cabos de cobre de uma instalação elétrica na Rua da Passagem, em Botafogo, na Zona Sul. O crime ocorreu na madrugada de 11 de abril, provocou a interrupção do fornecimento de energia na região e gerou um prejuízo estimado em R$ 80 mil.

Segundo a polícia, imagens de câmeras de segurança registraram uma equipe utilizando um veículo caracterizado da concessionária para realizar intervenções na rede durante a madrugada. Dados de rastreamento indicaram que o veículo seguiu posteriormente para um ferro-velho no Parque Boa Esperança, no Caju.

Os investigadores também identificaram 37 visitas de 16 veículos ligados à Coordenação de Operação Centro Sul da Light ao estabelecimento, entre abril e maio, sem ordens de serviço ou justificativas operacionais, segundo a apuração. A polícia investiga se essas movimentações têm relação com outros furtos de cabos, que somariam mais de dois quilômetros de extensão.

Apesar da prisão na Penha Circular ter ocorrido no mesmo dia da operação, não há, nas informações divulgadas pela polícia, indicação de relação entre os episódios.

O que diz a Light

A Light informa que, na noite desta quarta-feira (4/11), identificou uma ocorrência de furto de materiais em uma de suas unidades operacionais, envolvendo um funcionário de empresa prestadora de serviços. A prisão em flagrante foi realizada com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), da Polícia Civil.

A concessionária reforça seu compromisso com a ética e a integridade e destaca que atua de forma permanente na identificação e no combate a irregularidades, inclusive dentro de suas próprias operações, em colaboração com os órgãos de segurança pública para a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.

Relacionadas

Deixe um comentário