O município do Rio de Janeiro iniciou, nesta terça-feira (24), a campanha de vacinação contra a gripe. A prefeitura decidiu antecipar o calendário após um aumento expressivo e fora de época nos casos de Influenza A. Enquanto no resto do país a mobilização começa no sábado, os cariocas já podem procurar os postos.
Cenário epidemiológico
Segundo a Fiocruz, o vírus avançou antes do período esperado (outono/inverno), impulsionando as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dados do Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE/SMS) confirmam o alerta: o número de diagnósticos na capital mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2025, saltando de 72 para 151 registros. Por outro lado, as mortes caíram de 12 para 7 no mesmo intervalo.
Meta de imunização
A Secretaria Municipal de Saúde projeta vacinar mais de 2,5 milhões de pessoas. O foco principal são crianças e idosos, grupos que não atingiram a meta de cobertura no ano passado. A vacina está disponível para qualquer pessoa acima dos seis meses de idade em mais de 240 unidades de saúde.
Corrida aos postos
O engenheiro César Santos aproveitou o almoço para se imunizar e já mobilizou conhecidos: “Mandei para os grupos de WhatsApp da família e do trabalho para incentivá-los”.
A recomendação das autoridades é clara: com a tendência de alta para as próximas semanas, a imunização imediata é a forma mais eficaz de evitar casos graves.






Deixe um comentário