A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (31) o pagamento do quarto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2026. O depósito também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, 521.935 contribuintes estão incluídos neste lote. Segundo a Receita Federal, os pagamentos somam aproximadamente R$ 1,2 bilhão e serão creditados nas contas informadas pelos contribuintes ao longo do dia.
A maior parte dos beneficiados recebeu prioridade por utilizar a declaração pré-preenchida e/ou escolher o Pix como forma de recebimento. Esse grupo reúne 338.912 contribuintes.
Quem está entre os beneficiados
Do total de restituições liberadas, 16.850 são destinadas a contribuintes com mais de 80 anos. Outros 86.873 beneficiários têm entre 60 e 79 anos.
Também fazem parte do lote 9.029 pessoas com deficiência física ou mental ou que possuem alguma moléstia grave. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério somam 26.769 beneficiados.
Além dos grupos prioritários, 43.502 contribuintes sem prioridade também receberão a restituição neste pagamento.
Calendário do Imposto de Renda 2026
Os pagamentos das restituições do IRPF 2026 foram distribuídos em quatro lotes. O primeiro depósito ocorreu em 29 de maio, enquanto o segundo foi realizado em 30 de junho.
O terceiro lote foi pago em 31 de julho. Já o quarto e último lote tem pagamento programado para esta segunda-feira, 31 de agosto.
Como consultar a restituição
O contribuinte pode consultar se está incluído no lote diretamente pelo site da Receita Federal. Para isso, é necessário acessar a área “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
A consulta permite verificar a situação da declaração e obter informações sobre o processamento. O contribuinte também pode acessar o extrato pelo e-CAC para conferir eventuais pendências.
Caso sejam identificados problemas na declaração, é possível fazer uma declaração retificadora para corrigir as informações. A Receita também oferece aplicativo para tablets e smartphones, com serviços relacionados à restituição e à situação cadastral do CPF.







Deixe um comentário