O prefeito Eduardo Paes publicou, em uma rede social, que o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) considerou ilegal a greve promovida nesta sexta-feira por motoristas do BRT. Paes descreveu a greve como “absurda”.
No vídeo, ele afirma que o movimento é uma “tentativa de empresários do setor para chantagear a prefeitura usando de forma covarde os trabalhadores do BRT, para forjar uma greve e prejudicar a população”.
E continuou :
“O objetivo deles é tentar impedir que as mudanças necessárias para recuperar o sistema sejam implementadas. A ação é certamente uma resposta à encampação que nos realizamos. Quero aqui que ninguém vai nos impedir de realizar a missão de fazer nova licitação; comprar novos ônibus; construir garagem pública e seguir ao lado os interesses dos cariocas”.
Na postagem, o prefeito compartilhou um trecho da liminar, que determinou o retorno imediato de, no mínimo, 80% da frota de coletivos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento, aplicável ao sindicato da categoria.
A paralisação dos trabalhadores do sistema começou na madrugada desta sexta-feira. De acordo com a prefeitura, não houve aviso prévio por parte dos motoristas a respeito da greve.
A categoria reivindica um novo contrato para a garantia de direitos trabalhistas, como reajuste salarial, plano de saúde, auxílio desemprego e contratação de funcionários que estão afastados pelo INSS.
Assista ao vídeo:






Deixe um comentário