Netanyahu se une à oposição e anuncia no quinto dia de conflito criação de gabinete de guerra: ‘Vamos varrer o Hamas da face da Terra’

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder da oposição no país, Benny Gantz, anunciaram hoje (11) a formação de um governo de coalizão de emergência que passará a governar o país durante o conflito com o Hamas. Netanyahu anunciou, no quinto dia de guerra, a formação de um gabinete de guerra. Gantz é…

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder da oposição no país, Benny Gantz, anunciaram hoje (11) a formação de um governo de coalizão de emergência que passará a governar o país durante o conflito com o Hamas. Netanyahu anunciou, no quinto dia de guerra, a formação de um gabinete de guerra.

Gantz é um dos principais adversários políticos de Netanyahu, que antes da guerra enfrentava a pior crise política de sua carreira e uma das mais complexas da história de Israel.

“Depois de uma reunião realizada hoje, ambos concordaram em estabelecer um governo de emergência e um gabinete de guerra”, informaram os dois líderes, em um comunicado conjunto.

Outro forte opositor de Netanhyahu, o centrista Yair Lapid, não integra o novo governo, mas estará no gabinete de guerra, segundo o premiê.

Após o anúncio da formação de governo, o ministro da Defesa de Israel prometeu varrer o grupo militante palestino “da face da Terra”.

Netanyahu e Benny Gantz disseram que concordaram em formar um governo de emergência composto pelos dois líderes e pelo ministro da Defesa, Yoav Gallant.

Netanyahu disse mais tarde, em declarações transmitidas pela televisão, que tinham deixado de lado as suas diferenças “porque o destino do nosso Estado está em jogo”.

“Estamos combatendo um inimigo cruel, pior que o Isis”, disse Netanyahu ao lado de Gantz e Gallant, comparando o ataque do grupo com os assassinatos brutais perpetrados pelo Estado Islâmico.

Gallant, o ministro da Defesa, disse: “Vamos varrer essa coisa chamada Hamas, o Isis de Gaza, da face da Terra. Ela deixará de existir”.

Com informações do G1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading