Lula avalia ir a debate da Globo na reta final do 1º turno; Flávio aguarda definição do petista para decidir

Campanha deixa dias 30 de setembro e 1º de outubro sem compromissos enquanto Flávio Bolsonaro condiciona presença à participação do presidente

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, avalia mudar a estratégia adotada até agora e participar do debate presidencial da TV Globo, marcado para 1º de outubro, informa a CNN Brasil. A decisão ainda não foi tomada, mas a equipe do petista reservou espaço na agenda para uma eventual preparação para o encontro.

De acordo com interlocutores do presidente, a campanha não programou compromissos para os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Caso Lula decida participar, a véspera do debate deverá ser dedicada à preparação do candidato.

Até agora, o presidente optou por não comparecer aos debates. A avaliação de integrantes de sua campanha era de que Lula ficaria exposto aos ataques dos demais concorrentes, majoritariamente ligados à direita e à centro-direita.

Além de Lula, os veículos têm convidado para os confrontos Flávio Bolsonaro (PL), Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).

Campanha amplia exposição de Lula

A possibilidade de participação no último debate do primeiro turno surge enquanto a campanha petista reavalia sua estratégia diante dos resultados recentes das pesquisas eleitorais.

A orientação passou a incluir maior exposição do presidente e confrontos mais diretos com Flávio Bolsonaro, um dos principais adversários do petista na disputa pelo Palácio do Planalto.

A mudança ocorre depois de Lula ter ficado fora dos debates realizados anteriormente. No primeiro confronto presidencial, promovido em agosto, Lula, Flávio e Zema não compareceram. Na ocasião, participaram Augusto Cury, Renan Santos e Ronaldo Caiado.

Flávio aguarda decisão do petista

A presença de Lula também poderá influenciar diretamente a estratégia de Flávio Bolsonaro. Segundo aliados do senador, o candidato do PL pretende participar do debate da Globo somente se o presidente estiver presente.

A avaliação da campanha de Flávio é de que, sem Lula, o senador poderia se tornar o principal alvo dos demais concorrentes, que disputam parcelas semelhantes do eleitorado.

Essa estratégia já havia sido adotada anteriormente. No primeiro debate presidencial, aliados de Flávio também condicionaram a participação do senador à presença de Lula.

Atos no Rio, Nordeste e São Paulo

Enquanto decide sobre o debate, Lula prepara uma sequência de compromissos para as duas últimas semanas do primeiro turno. Após retornar da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o presidente deverá ampliar a presença nas ruas.

Na quarta-feira (23), a programação prevê um ato com artistas no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (25), Lula deve cumprir compromissos de campanha no Nordeste e, no sábado (26), seguirá para São Paulo.

Na última semana antes da eleição, a campanha também planeja caminhadas em Minas Gerais e São Paulo. A programação da reta final ainda poderá sofrer ajustes, inclusive em função da decisão sobre a participação no debate de 1º de outubro.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo