Os contribuintes já podem baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda 2026. A Receita Federal antecipou a liberação do sistema para as 18h desta quinta-feira (19), superando a previsão inicial que era apenas para a manhã de sexta-feira.
Segundo o órgão, a conclusão antecipada dos testes de validação permitiu a oferta do serviço antes do esperado, visando dar mais agilidade e estabilidade ao processo.
O que muda para o contribuinte?
Embora o download e o preenchimento já estejam disponíveis, o calendário de entrega permanece o mesmo: o envio das declarações só será permitido a partir de 23 de março.
A antecipação é estratégica para quem:
- Não utiliza a declaração pré-preenchida: permite reunir documentos e organizar dados com mais calma.
- Busca restituição rápida: como a ordem de entrega é um dos critérios de prioridade nos lotes, deixar o formulário pronto para o primeiro dia aumenta as chances de receber o valor mais cedo.
O programa está disponível para download no site oficial da Receita Federal e é compatível com diversas plataformas






Deixe um comentário