CPMI do INSS cancela sessão após filho de Camisotti apresentar atestado ‘de última hora’

Deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA) também cancelou presença por motivos médicos

A audiência da CPI mista do INSS prevista para esta segunda-feira (9) foi cancelada pelo presidente do colegiado, o senador Carlos Viana. A sessão ouviria Paulo Camisotti, filho do empresário Maurício Camisotti, e o deputado estadual do Maranhão Edson Araújo, mas acabou sendo adiada diante de justificativas médicas apresentadas às vésperas da reunião.

De acordo com o senador, Paulo Camisotti apresentou um atestado médico “de última hora”, informando a impossibilidade de comparecer à oitiva para a qual estava regularmente convocado. Já Edson Araújo, embora avaliado como apto a depor, recebeu orientação da Junta Médica do Senado para não viajar a Brasília em razão de uma cirurgia recente.

Justificativas médicas e decisão do colegiado

Em publicação na rede social X, Carlos Viana explicou os motivos do adiamento. “O cancelamento ocorre após o senhor Paulo Camisotti apresentar atestado médico de última hora, informando a impossibilidade de comparecimento à oitiva para a qual estava regularmente convocado”, escreveu o senador.

Em outra nota divulgada pelo presidente da comissão, Viana detalhou a situação do parlamentar maranhense. “A Junta Médica do Senado decidiu que o senhor Edson Queiroz está em condições de prestar depoimento, mas não deve se deslocar até Brasília neste momento, em razão de cirurgia recente. Diante disso, a oitiva será remarcada para data oportuna, em estrito respeito à recomendação médica”, afirmou.

Segundo o presidente da CPI, os dois depoimentos serão remarcados, mas ainda não há data definida para a nova audiência. A expectativa é que o colegiado volte a ouvir os convocados assim que houver condições médicas e logísticas para a realização da sessão.

Fraudes no INSS

O empresário Maurício Camisotti está preso desde 12 de setembro de 2025, acusado de envolvimento nas fraudes investigadas no âmbito do INSS. De acordo com as apurações, ele é apontado como sócio oculto de uma entidade que teria se beneficiado diretamente das irregularidades identificadas.

No âmbito da CPI, os parlamentares buscam esclarecer o caminho percorrido pelos recursos das associações até as empresas da família Camisotti, além de apurar qual teria sido o papel do filho de Maurício nos descontos ilegais aplicados a aposentados e pensionistas.

A CPI mista do INSS investiga suspeitas de irregularidades envolvendo benefícios previdenciários e contratos relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social. O adiamento da audiência ocorre em meio à pressão de parlamentares para dar celeridade às apurações, consideradas prioritárias no Congresso.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading