A situação da comitiva de brasileiros que está em Israel está mais amena. Embora a permaneçam os bombardeios do Irã, o governo do país já retirou o alerta para que os cidadãos fiquem em locais próximos de bunker, esconderijo subterrâneo. O espaço aéreo permanece fechado a voos comerciais.
Mesmo com o bloqueio, o grupo já deve retornar ao Rio e apenas aguarda a posição do Itamaraty para verificar a possibilidade de pegar um voo de volta para casa pela Jordânia, país vizinho que tem acordo de paz com Israel. Até o momento, eles estão em hotel com todos os suprimentos e receberam autoridades do Governo local, que os tranquilizaram.
A localidade onde se encontram os brasileiros fica cerca de 30 quilômetros da capital israelense, ou seja, longe do alvo dos ataques.
Pelo Rio, os prefeitos de Nova Friburgo e Macaé, respectivamente, Johnny Maycon e Welberth Rezende, além do vereador Flávio Valle e o secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, estão entre os presentes, que ainda conta com autoridades de outros estados, como Minas Gerais – o prefeito de Belo Horizonte Álvaro Damião – e reprsentantes da Prefeitura do Rio como o setor de inteligência. A comitiva chegou a Israel no início da semana e ficaria por 10 dias aprendendo com profissionais da área de tecnologia e segurança institucionais do país, considerado referência no assunto, quando foram surpreendidos pelos ataques e tiveram que ir a um bunker para se proteger mesmo fora da região dos conflitos, logo que começaram as investidas do Irã.
Pela manhã deste sábado (14), no fuso do Brasil, o vereador carioca Flávio Valle falou da situação diretamente do hotel, na cidade de Eretz.





