A atleta refugiada Manizha Talash, competindo no breaking B-Girl pela Equipe Olímpica de Refugiados, foi desclassificada dos Jogos Olímpicos de Paris por usar uma capa com a mensagem “Mulheres Afegãs Livres” durante sua apresentação nesta sexta-feira (10). Talash, de 21 anos, fugiu do Afeganistão em 2021 após a ascensão do Talibã e agora vive na Espanha.
A World DanceSport Federation desqualificou a atleta por violar as regras que proíbem slogans políticos em trajes de competição. Em resposta, Talash destacou que sua participação nos Jogos era uma forma de lutar pelos direitos das mulheres afegãs, que enfrentam severas restrições sob o regime talibã, incluindo a proibição de frequentar escolas e universidades.
Talash descobriu o breaking assistindo a vídeos online, mas sua jornada de treino foi dificultada enquanto buscava um local para se estabelecer. Mesmo assim, ela se tornou uma das 37 competidoras da Equipe Olímpica de Refugiados em Paris, expressando orgulho por representar refugiados ao redor do mundo.
Embora sua mensagem tenha sido censurada pelas regras olímpicas, ela foi celebrada por alguns fãs e defensores do hip hop, que aplaudiram sua coragem em usar a plataforma para destacar a opressão enfrentada por mulheres em seu país natal.
Com informações da CNN Brasil





