Vídeo: Lula repreende militância após vaias e sai em defesa de Pedro Paulo no Rio

Presidente cobra responsabilidade na eleição para o Senado depois de público reagir mal à defesa da chapa formada por Benedita da Silva e Pedro Paulo

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu às vaias de parte da militância à candidatura do deputado federal Pedro Paulo (PSD) ao Senado e fez uma defesa enfática da chapa apoiada por sua aliança no Rio de Janeiro. O episódio ocorreu na noite desta quarta-feira (23), durante o evento “Cultura com Lula”, no Circo Voador, na Lapa, e expôs resistências dentro do próprio campo que apoia a reeleição do presidente.

A reação negativa aconteceu durante a fala do prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere (PSD). Ao pedir votos para Pedro Paulo, Cavaliere foi vaiado por parte da plateia, que respondeu gritando o nome de Mônica Benício (PSOL), também candidata ao Senado.

Ao discursar posteriormente, Lula cobrou responsabilidade de seus apoiadores e argumentou que a composição do Senado terá impacto direto sobre a capacidade de um eventual novo governo de aprovar sua agenda no Congresso.

“Não temos mais idade para brincar. O que está em jogo é muito sério”, afirmou o presidente.

Lula alerta para risco de Senado hostil

Lula sustentou que divergências em relação a determinados candidatos não deveriam se sobrepor à estratégia eleitoral para o Senado. No Rio, a aliança que apoia sua candidatura tem como nomes para as duas vagas Pedro Paulo e a deputada federal Benedita da Silva (PT).

O presidente afirmou que um senador de oposição pode criar dificuldades ao Executivo durante todo o mandato de oito anos e alertou para o risco de uma crise institucional caso seus aliados não consigam ampliar espaço na Casa.

“Se não fizermos maioria no Senado, a gente corre o risco desse país entrar numa crise sem precedentes”, disse Lula.

Durante a fala, o presidente também recorreu a exemplos de disputas anteriores para defender concentração de votos em candidaturas consideradas estratégicas por sua aliança e criticou a fragmentação eleitoral no campo da esquerda.

Benedita defende acordos políticos

Benedita também defendeu no evento a necessidade de respeitar os acordos eleitorais firmados pelas lideranças partidárias. Sem citar diretamente Pedro Paulo durante sua fala, a deputada argumentou que alianças políticas são construídas justamente entre grupos com diferenças.

“Não existe aliança com os iguais. Aliança se faz com os diferentes”, afirmou Benedita, ao defender a estratégia eleitoral construída no estado.

O episódio ocorreu diante de uma plateia formada por militantes, representantes do setor cultural e artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury e Marieta Severo. Pedro Paulo e o candidato ao governo estadual Eduardo Paes não participaram do encontro.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo