Trump agradece à Fifa por liberar Balogun para jogo das oitavas da Copa

Presidente dos Estados Unidos comemorou a suspensão da punição ao atacante, que poderá enfrentar a Bélgica

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou neste domingo (5) a decisão da Fifa de suspender o cumprimento da punição aplicada ao atacante Folarin Balogun. Com isso, o jogador está liberado para enfrentar a Bélgica nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Em uma publicação na rede Truth Social, Trump agradeceu à entidade pela decisão.

“Obrigado à Fifa por fazer a coisa certa e reverter uma grande injustiça!”, escreveu o presidente norte-americano.

Balogun havia sido expulso pelo árbitro brasileiro Raphael Claus durante a vitória dos Estados Unidos sobre a Bósnia e Herzegovina, em 1º de julho.

Pelo regulamento da Copa do Mundo, o cartão vermelho direto resultaria em suspensão automática de uma partida, tirando o atacante do confronto eliminatório.

Fifa suspendeu cumprimento da pena

A Comissão Disciplinar da Fifa manteve a punição de um jogo, mas decidiu suspender sua execução com base no artigo 27 do Código Disciplinar da entidade (confira a nota completa ao fim).

Segundo a nota oficial, Balogun foi punido por infringir os artigos 14 e 66 do regulamento disciplinar. A suspensão ficará condicionada a um período probatório de um ano. Caso o jogador volte a cometer uma infração de natureza e gravidade semelhantes nesse intervalo, a pena será reativada, além de outras sanções que possam ser aplicadas.

A expulsão do atacante provocou forte repercussão nos Estados Unidos, onde a decisão de Raphael Claus foi alvo de críticas.

Jornalista aponta atuação da Casa Branca

De acordo com o jornalista britânico Ben Jacobs, do portal Give Me Sport, a Casa Branca teria entrado em contato com a Fifa para solicitar ao presidente da entidade, Gianni Infantino, a revisão da punição aplicada ao atacante.

A Fifa, no entanto, afirmou que a eventual manifestação do governo norte-americano não teria influência sobre o resultado, uma vez que o painel disciplinar atua de forma independente na análise dos casos.

Confira a nota

“A Comissão Disciplinar da FIFA impôs a seguinte sanção ao jogador da seleção dos Estados Unidos Folarin Balogun, que foi expulso com cartão vermelho direto durante a partida da Copa do Mundo da FIFA 2026™ entre Estados Unidos e Bósnia e Herzegovina, disputada em 1º de julho de 2026, no San Francisco Bay Area Stadium:

Suspensão de uma partida por violação dos artigos 14 e 66 do Código Disciplinar da FIFA (FDC).

Em conformidade com o artigo 27 do Código Disciplinar da FIFA, a execução da suspensão de uma partida fica suspensa por um período probatório de um ano. Caso Folarin Balogun cometa outra infração de natureza e gravidade semelhantes durante esse período probatório, a suspensão será reativada e cumprida, sem prejuízo de qualquer sanção adicional aplicada pela nova infração.

Com Balogun à disposição, os Estados Unidos enfrentam a Bélgica na noite desta segunda-feira, às 21h (horário de Brasília), no Lumen Field, em Seattle. Quem vencer o duelo garante vaga nas quartas de final da Copa do Mundo”.

Estados Unidos x Bélgica

Com Balogun liberado, a seleção norte-americana encara a Bélgica nesta segunda-feira (6), às 21h (horário de Brasília), no Lumen Field, em Seattle.

Quem vencer o confronto avança às quartas de final da Copa do Mundo de 2026.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo