Dois homens ficaram feridos após um intenso tiroteio na noite desta quarta-feira (21), nos morros do Fubá e do Campinho, em Cascadura, Zona Norte do Rio. Segundo relatos de moradores, o confronto teve início após uma tentativa de invasão de traficantes do Comando Vermelho (CV) em áreas dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Os disparos começaram por volta das 19h30, de acordo com informações do Instituto Fogo Cruzado. Segundo a Polícia Militar, agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) foram acionados após a informação sobre dois feridos encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Madureira.
As vítimas relataram ter sido atingidas enquanto estavam na comunidade do Campinho. Não há mais informações sobre o estado de saúde delas.
Ainda segundo a corporação, após receberem informações sobre o confronto entre os grupos rivais, equipes foram mobilizadas para a região. A PM informou que realiza uma ação emergencial nesta quinta-feira (22), com o objetivo de reprimir a atuação dos envolvidos no tiroteio.
Após a invasão de criminosos do Comando Vermelho, traficantes do TCP tentaram escapar em direção à comunidade da Serrinha, mas foram surpreendidos por policiais na região da Estação de Madureira. Não há confirmação de presos.
Nas redes sociais, moradores relataram barulhos de tiros e explosões de granadas em diversas partes de Cascadura e Campinho. Vídeos de traficantes armados também circulam nas redes sociais.
A Secretaria de Estado de Educação informou que nenhuma escola da rede estadual precisou ser fechada na região até o momento.
A ocorrência foi registrada na 29ª DP (Madureira), que investiga o caso.
Confrontos frequentes
Apelidado por moradores como “Fubaquistão”, o Morro do Fubá passou a registrar confrontos frequentes a partir de 2022, durante tentativas de invasão do Comando Vermelho de expandir suas áreas de domínio. A parte alta do Morro do Fubá está sob domínio da facção criminosa, no entanto, a parte baixa permanece controlada por traficantes do TCP em associação com milicianos.





