Suspeita de fraude leva Justiça a suspender pesquisa Costa Mariath que apontava empate técnico entre Tande e Renan em Resende

Juiz apontou existência de graves irregularidades na pesquisa, dentre elas a suposta coleta de dados em localidade fora do município.

A Justiça Eleitoral mandou suspender a divulgação e o registro de pesquisa eleitoral realizada em Resende pelo Instituto Costa e Mariath (Intelligence Pesquisa e Comunicação). A decisão desta segunda-feira, 16, do juiz Hindenburg Köhler Brasil Cabral Pinto da Silva, da 31ª Zona Eleitoral, acatou representação da coligação do candidato a prefeito Tande Vieira (PP) que apontou discrepâncias entre a pesquisa e outras anteriores e posteriores realizadas na cidade.

A pesquisa foi divulgado na semana passada e apontava suposto empate técnico entre Tande Vieira (PP) e Renan Marassi (Republicanos). Mas, a coligação autora da ação apontou suposta manipulação de dados e também alegou que o instituto teria um histórico de irregularidades em pesquisas eleitorais e não possui estrutura adequada para a realização de levantamentos estatísticos de tal porte, em especial pela ausência de um controle eficiente na coleta de dados.

O juiz acatou os argumentos e comceedeu liminar para suspender imediatamente a divulgação da pesquisa. “Analisando os documentos trazidos aos autos, verifica-se que há elementos que, ao menos neste momento processual, apontam para a existência de graves irregularidades na pesquisa em questão. Dentre elas, destaca-se a suposta coleta de dados em localidade fora do município de Resende (Alto Penedo, Itatiaia-RJ)”, afirmou.

“Ademais disso, observa-se um histórico de representações contra o Instituto Costa e Mariath em diversas localidades, inclusive com condenações anteriores por irregularidades em pesquisas eleitorais”, completou o magistrado na sentença. .

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading