STJ determina que ação de Trump Media e Rumble contra Moraes tramite em sigilo

Decisão do ministro Herman Benjamin atende a pedido da AGU e envolve tentativa das empresas de intimar magistrado em processo na Justiça dos Estados Unidos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que tramite em segredo de Justiça a ação movida pela rede social Rumble e pela Trump Media, empresa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada pelo gabinete do presidente da Corte, ministro Herman Benjamin, após solicitação da Advocacia-Geral da União (AGU). As informações são da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

Caberá a Herman analisar o andamento do processo, que trata de um pedido das plataformas para intimar Moraes a ser notificado formalmente sobre uma ação contra ele em curso na Justiça Federal da Flórida. Até o momento, o único despacho no caso foi justamente a determinação de tramitação sob sigilo.

Fontes próximas à Corte afirmam que Herman Benjamin não deve se apressar em avaliar o pedido das empresas, considerando os efeitos políticos e jurídicos que uma decisão pode provocar. “Herman vai fazer tudo alinhado com o ministro Barroso [Luís Roberto Barroso, presidente do STF]. Ele jamais tomaria qualquer decisão sem a anuência e concordância do STF”, disse reservadamente um ministro do STJ.

O processo nos Estados Unidos integra a ofensiva de Trump contra Alexandre de Moraes. A Trump Media e o Rumble acionaram a Justiça dos EUA para tentar barrar decisões do ministro que determinaram a remoção de perfis de apoiadores de Jair Bolsonaro nas plataformas, argumentando que tais ordens configuram perseguição judicial e cerceamento à liberdade de expressão.

No entanto, o caso ficou travado nos Estados Unidos porque Moraes ainda não foi oficialmente intimado. A juíza Mary S. Scriven, da Middle District Court da Flórida, suspendeu novas movimentações no processo até que isso ocorra.

Moraes é relator da ação penal que trata da tentativa de golpe de Estado, além dos inquéritos das fake news, das milícias digitais e das investigações sobre a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. Essas frentes vêm ampliando a pressão judicial sobre Bolsonaro e seus aliados.

Em julho, quando veio à tona a ofensiva das plataformas estadunidenses, a AGU informou que, a pedido do STF, estava “acompanhando o andamento do processo movido pelas empresas na justiça estadunidense em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes” e que estavam sendo “preparadas minutas de intervenção processual, que poderão ser protocoladas se necessário”.

Questionada novamente, a AGU não comentou os fundamentos que levaram ao pedido de sigilo no processo que agora está sob responsabilidade do STJ.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading