TSE julga recursos de Cláudio Castro; assista ao vivo

Assiata ao vivo Julgamento que pode definir efeitos da condenação do ex-governador e influenciar decisão do STF sobre eleição direta ou indireta para o mandato-tampão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)começou a julgar recursos que podem impactar diretamente a sucessão no Governo do Estado do Rio de Janeiro. A análise envolve a condenação do ex-governador Cláudio Castro (PL), declarado inelegível até 2030 por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

Além de discutir a manutenção ou revisão da punição aplicada ao ex-governador, o julgamento é aguardado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que depende da definição do TSE para avançar na discussão sobre a forma de escolha do futuro governador do estado: por eleição direta, com voto popular, ou por eleição indireta na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Atualmente, o governo estadual é exercido interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto, por determinação do STF.

O que o TSE vai julgar

Os ministros analisarão três recursos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), por Cláudio Castro e pelo ex-deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil).

A condenação de Castro foi decidida por maioria de 5 votos a 2 em março deste ano. O tribunal concluiu que houve abuso de poder político e econômico por meio do uso da Fundação Ceperj e de estruturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para favorecer a campanha eleitoral de 2022.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading