O Mapa da Mulher Carioca, divulgado nesta terça-feira (3) pela Prefeitura do Rio, aponta que mais de 9 mil atendimentos relacionados à violência contra a mulher foram realizados em 2025.
Os casos foram acompanhados pelos Núcleos Especializados de Assistência à Mulher, que oferecem suporte psicológico, social e jurídico às vítimas. Entre as medidas de proteção está o acolhimento em abrigos sigilosos, destinados a mulheres ameaçadas de morte.
Os atendimentos no município contrastam com um cenário nacional preocupante. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil registrou 1.470 feminicídios em 2025. No estado do Rio, foram 104 casos no mesmo período.
Ainda segundo dados do ministério, mais de 2,5 milhões de mulheres no estado do Rio de Janeiro já sofreram algum tipo de violência doméstica, evidenciando a dimensão do problema e a importância das redes de acolhimento e proteção.






Deixe um comentário