O Rio de Janeiro apresentou melhora nos principais indicadores do ensino médio da rede pública nos últimos três anos. Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que o abandono escolar caiu de 6,4% para 4%, enquanto a taxa de reprovação despencou de 13,6% para 4,4% entre 2022 e 2025. Os números indicam que mais estudantes estão permanecendo na escola e concluindo os estudos dentro do tempo esperado.
As informações fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgada nesta sexta-feira (26).
Outro indicador que apresentou melhora foi a distorção idade-série, que mede o percentual de alunos com atraso escolar. No estado, a taxa caiu de 33,9% para 29,8% no período analisado, reforçando a tendência de avanço na trajetória educacional dos estudantes da rede pública.
Quase 500 mil estudantes do Rio recebem o Pé-de-Meia
O programa Pé-de-Meia, criado pelo Governo Federal em 2024 para incentivar a permanência dos jovens na escola, também tem forte alcance no Rio de Janeiro. Desde o lançamento da iniciativa, 492.212 estudantes fluminenses foram beneficiados.
Do total de participantes no estado, 52% são mulheres e 48% são homens. O programa oferece incentivo financeiro para estudantes do ensino médio da rede pública que mantêm frequência escolar e participação nas atividades educacionais.
Brasil registra melhora nos indicadores do ensino médio
Os resultados observados no Rio acompanham uma tendência nacional. Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62% em todo o país, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%.
No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11% e a distorção idade-série apresentou redução de 28%, segundo o MEC.
De acordo com o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os números refletem o impacto de políticas públicas voltadas para a permanência dos estudantes na escola e para a melhoria da aprendizagem.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado”, afirmou.
Mais jovens permanecem na escola
Um levantamento inédito do Inep também apontou queda de 28% na taxa de não retorno ao ensino médio entre 2022 e 2025. O indicador mede quantos estudantes deixam de voltar à escola no ano seguinte.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, se o índice tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria quase 250 mil alunos a menos matriculados no ensino médio em 2025.
Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou crescimento de 46% nas inscrições de estudantes concluintes de escolas públicas entre 2022 e 2025.
Dados do IBGE reforçam avanço da educação
Os resultados do Censo Escolar são acompanhados por dados da Pnad Contínua Educação 2025, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostrou que a taxa ajustada de frequência escolar líquida dos jovens passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, alcançando o maior nível desde o início da série histórica em 2016.
Com isso, a proporção de jovens entre 15 e 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano, uma redução de 16,3%.
Os indicadores apontam que mais adolescentes estão frequentando a escola regularmente e avançando na conclusão da educação básica, tanto no Rio de Janeiro quanto no restante do país.





Deixe um comentário