Rio reduz abandono escolar e reprovação no ensino médio, aponta Censo

Estado registra avanço nos principais indicadores da educação pública entre 2022 e 2025, com mais estudantes permanecendo e concluindo os estudos

O Rio de Janeiro apresentou melhora nos principais indicadores do ensino médio da rede pública nos últimos três anos. Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que o abandono escolar caiu de 6,4% para 4%, enquanto a taxa de reprovação despencou de 13,6% para 4,4% entre 2022 e 2025. Os números indicam que mais estudantes estão permanecendo na escola e concluindo os estudos dentro do tempo esperado.

As informações fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgada nesta sexta-feira (26).

Outro indicador que apresentou melhora foi a distorção idade-série, que mede o percentual de alunos com atraso escolar. No estado, a taxa caiu de 33,9% para 29,8% no período analisado, reforçando a tendência de avanço na trajetória educacional dos estudantes da rede pública.

Quase 500 mil estudantes do Rio recebem o Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia, criado pelo Governo Federal em 2024 para incentivar a permanência dos jovens na escola, também tem forte alcance no Rio de Janeiro. Desde o lançamento da iniciativa, 492.212 estudantes fluminenses foram beneficiados.

Do total de participantes no estado, 52% são mulheres e 48% são homens. O programa oferece incentivo financeiro para estudantes do ensino médio da rede pública que mantêm frequência escolar e participação nas atividades educacionais.

Brasil registra melhora nos indicadores do ensino médio

Os resultados observados no Rio acompanham uma tendência nacional. Entre 2022 e 2025, a reprovação no ensino médio público caiu 62% em todo o país, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%.

No mesmo período, a taxa de aprovação cresceu 11% e a distorção idade-série apresentou redução de 28%, segundo o MEC.

De acordo com o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os números refletem o impacto de políticas públicas voltadas para a permanência dos estudantes na escola e para a melhoria da aprendizagem.

“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado”, afirmou.

Mais jovens permanecem na escola

Um levantamento inédito do Inep também apontou queda de 28% na taxa de não retorno ao ensino médio entre 2022 e 2025. O indicador mede quantos estudantes deixam de voltar à escola no ano seguinte.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, se o índice tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o Brasil teria quase 250 mil alunos a menos matriculados no ensino médio em 2025.

Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou crescimento de 46% nas inscrições de estudantes concluintes de escolas públicas entre 2022 e 2025.

Dados do IBGE reforçam avanço da educação

Os resultados do Censo Escolar são acompanhados por dados da Pnad Contínua Educação 2025, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostrou que a taxa ajustada de frequência escolar líquida dos jovens passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, alcançando o maior nível desde o início da série histórica em 2016.

Com isso, a proporção de jovens entre 15 e 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano, uma redução de 16,3%.

Os indicadores apontam que mais adolescentes estão frequentando a escola regularmente e avançando na conclusão da educação básica, tanto no Rio de Janeiro quanto no restante do país.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading