A prefeitura e a Câmara do Rio seguem alinhando os discursos em torno das favelas cariocas. Nesta quarta-feira (10), um evento da Secretaria de Ação Comunitária (Seac) reuniu o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), o presidente do Legislativo, Carlo Caiado (PSD) e cerca de 300 lideranças comunitárias. O intuito foi debater a formulação de políticas públicas para a cidade a partir das vivências nas favelas.
“As políticas públicas só ganham sentido quando nascem do território e voltam para ele com respostas concretas. As lideranças são o coração dessa construção. Elas conhecem as demandas, apontam caminhos e nos ajudam a formular soluções mais humanas, eficientes e duradouras”, defendeu o chefe da Seac, o argentino Gustavo Freue.
A programação teve painéis sobre desafios nas favelas e serviu como mais uma vitrine da estratégia da Seac de aproximar governo e territórios. A pasta, criada para fazer a ponte entre a prefeitura e as comunidades, concentra ações de regularização fundiária, iniciativas de moradia, qualificação profissional e estímulo à economia local — frentes em que a gestão tenta reforçar presença em regiões historicamente negligenciadas pelo Poder Público.
Sem deixar os afagos de lado, o encontro também homenageou a ex-secretária Marli Peçanha, hoje à frente da Subprefeitura dos Grandes Complexos. Segundo a pasta, o reconhecimento destacou o período em que ela comandou a secretaria e sua contribuição para fortalecer o diálogo com as lideranças comunitárias.






Deixe um comentário