Rafael Vieira dos Santos, de 33 anos, o Porquinho ou Gordinho, foi preso na noite desta terça-feira (02) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele é considerado um principais assaltantes de motoristas de aplicativos na Zona Norte do Rio e acumulava 28 mandados de prisão por roubo qualificado, além de outros crimes, segundo a Polícia Civil.
A captura aconteceu após informações repassadas pelo Disque Denúncia. Com os dados, policiais do 20º BPM (Mesquita) montaram uma ação de monitoramento e seguiram para a Estrada Francisco de Almeida, no bairro Prados Verdes.
Ao perceber a chegada dos policiais, Rafael correu e pulou o muro de uma residência, mas acabou detido.

O esquema dos roubos
Segundo as investigações de 2018, Rafael atuava em dupla com Douglas Santos Muniz, já preso. No esquema, Douglas solicitava corridas por aplicativo e pedia ao motorista para buscar “seu primo” nas proximidades do Morro Jorge Turco, na Zona Norte.
Rafael, então, abordava as vítimas, roubava carro e pertences e, em seguida, repassava os veículos para desmanches no Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Cada carro rendia cerca de R$ 1 mil aos bandidos.
A dupla chegou a ser presa por porte ilegal de arma em junho de 2018, mas acabou solta logo depois. Naquele ano, o Disque Denúncia ofereceu R$ 1 mil de recompensa por informações que levassem à captura de Rafael.
Velho conhecido da polícia
Na delegacia, os agentes confirmaram dois mandados ativos em nome de Rafael, por roubo e outro por roubo com violência.
A ficha criminal de Porquinho inclui ainda registros por apropriação indébita, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, comunicação falsa de crime, ameaça e violações ao Estatuto do Desarmamento.
O caso foi registrado na 52ª DP (Nova Iguaçu) e o preso transferido para uma unidade prisional.






Deixe um comentário