Uma operação em conjunto entre a Polícia Militar e a PM desencadeada na manhã desta quarta-feira (28) na Vila Kosmos, Zona Norte do Rio, mira criminosos do Comando Vermelho (CV) ligados ao sequestro, tortura e assassinato de um jovem em 2025.
Os agentes cumpriram cinco mandados de prisão e outros sete de busca e apreensão. Até o fim da tarde, duas pessoas foram presas. Até o fim da tarde, dois suspeitos foram presos e materiais eletrônicos foram apreendidos, segundo a Polícia Civil. Durante a entrada das equipes, agentes relataram ter sido recebidos a tiros. Não houve registro de feridos.
A ação visa, ainda, criminosos do CV ligados a outros homicídios e a crimes, como tráfico de drogas. A operação foi baseada em investigações conduzidas pela 27ª DP (Vicente de Carvalho), que mira alvos na comunidade do Ipase, na Vila Kosmos. Houve também ações dos agentes nas comunidades do Juramentinho e do Trem.
A ação conta com policiais civis do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Também há agentes do Bope, a tropa de elite da PM, e de outras unidades especiais da corporação.
O que indicam as investigações
Segundo as investigações, o grupo “atua de forma violenta, prejudicando a rotina dos moradores, utilizando barricadas e coagindo a população a utilizar serviços ligados a facção criminosa”. Além disso, os criminosos estão envolvidos em disputas territoriais contra outras facções, principalmente na região de Irajá.
A operação também busca verificar informações sobre locais utilizados para guarda de armas e drogas, recuperação de veículos e de cargas roubadas.






Deixe um comentário