O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que o acordo entre União Europeia e Mercosul deve ser firmado, mas disse que os termos adicionais propostos pelo bloco europeu são “inaceitáveis”.
Em entrevista coletiva ao fim de sua visita à Itália, o petista afirmou que as negociações são difíceis, mas não intransponíveis, ressaltou seus compromissos com o meio ambiente e criticou o que vê como protecionismo excessivo por parte europeia no que diz respeito à agricultura.
Segundo ele, o bloco demanda que os países que não cumpriram o Acordo de Paris sejam punidos, mas nem mesmo os próprios europeus o fizeram.
— Eu pretendo conversar com o presidente Emmanuel Macron porque a França é muito dura nos seus interesses agrícolas — disse Lula, afirmando que isso é bom, mas que os outros também têm interesses de defender sua agricultura. — É preciso que cada um abra mão de seu protecionismo para construírmos um acordo melhor.





