O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (22) que o programa Pé-De-Meia, que começou a fornecer uma bolsa mensal de R$ 200 para estudantes do Bolsa Família a partir de março, será estendido para todos os jovens registrados no Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo Lula, a expansão está prevista para beneficiar mais 1,2 milhão de jovens.
O programa prevê uma poupança e um auxílio financeiro mensal de R$ 200 para estudantes que cumpram critérios sociais e de presença, como frequência mínima às aulas e participação em avaliações. Inicialmente direcionado a 2,5 milhões de alunos do Bolsa Família, o governo espera ampliar esse número para 3,6 milhões.
Com essa ampliação, o custo do programa aumentará de R$ 7 bilhões para R$ 11 bilhões anuais. A ideia de incluir os 3,6 milhões de jovens já era defendida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, desde a concepção do programa em 2023, embora tenha enfrentado resistência da equipe econômica do governo.
Uma das defesas do ministro é a posição de Lula, que tem reiterado que “educação não é gasto, é investimento”.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento do programa Acredita, que oferece crédito para o Bolsa Família, e Desenrola para Microempreendedores Individuais (MEIs), no Palácio do Planalto. De acordo com Lula, a ampliação do público-alvo está prevista em uma medida provisória do programa, a ser publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (23).
“Quando anunciamos o Pé-De-Meia, a linha de corte era o cadastro do Bolsa Família, e o Cadúnico ficou de fora. Agora decidimos aumentar a linha de corte para o CadÚnico, o que permitirá a entrada de mais 1,2 milhão de jovens no programa”, declarou Lula.
Com informações de O Globo





