Jovens não podem virar “zumbis”, se drogando ou cometendo crimes, diz Lula ao lançar bolsa de ensino para estudantes (assista ao vídeo)

Alunos de famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão bolsa mensal de R$ 200 para ficar na escola. E terão direito a uma poupança com depósitos anuais de R$ 1.000, que só poderá ser sacada ao fim do ensino médio

Ao lançar nesta sexta-feira (26) o Pé de Meia, programa que vai oferecer bolsas e uma poupança para alunos de baixa renda no ensino médio, o presidente Lula afirmou que é preciso evitar que jovens abandonem os estudos e se tornem “zumbis”, cooptados pelas drogas e pelo crime organizado.

“Estamos tentando dar chance para que um jovem que tem 16 anos, 17 anos, por falta de perspectiva, não vá para droga, não vá virar zumbi nas ruas das capitais, perambulando sem nenhum respeito da sociedade, sem perspectiva. Às vezes, roubando o gás da casa dele para vender, para comprar droga”, afirmou.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, Lula assinou o decreto que regulamenta o programa, que deve beneficiar 2,5 milhões de estudantes em todo o país. Segundo o presidente, o investimento em educação é o mais importante que um país pode fazer.

Pelo programa, os alunos de famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão uma bolsa mensal de R$ 200 para permanecer na escola. Além disso, eles terão direito a uma poupança com depósitos anuais de R$ 1.000, que só poderá ser sacada ao fim do ensino médio.

“Antes que a gente perca esse jovem para o crime organizado, para a droga, estamos tentando recuperá-lo para o seu país, para sua família. Por isso continuo teimando e brigando todo dia: não me venham falar na palavra gasto quando fala em fazer universidade, escola técnica. Não me fale, porque é o investimento mais extraordinário que um país pode fazer”, disse Lula.

LEIA MAIS

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading