Juiz Eleitoral anula votos da Federação PSOL/Rede em Nilópolis e manda rever composição da Câmara

Condenação de Camila Soares por candidatura fictícia pode tirar o mandato de vereador Jorjão

A composição da Câmara de Nilópolis pode mudar, com o afastamento do vereador Jorjão (Rede) por causa da decisão do juiz Leandro Loyola de Abreu, da 201ª Zona Eleitoral, de anular os votos obtidos pela Federação PSOL/REDE e determinar a recontagem do cálculo dos quocientes eleitoral e partidários que definiram as vagas de vereadores da cidade.

A decisão foi numa Ação de Investigação Eleitoral apresentada pelo MDB de Nilópolis, acusando a candidata Camila Soares (Rede) de ser uma candidatura fictícia, para burlar a cota de gênero. Na sentença publicada nesta quarta-feira (12), além de anular os votos da Federação, o juiz também cassou todos os candidatos a vereador do PSOL e da REDE e condenou Camila Soares a ficar inelegível por oito anos, a contar da data do primeiro turno da eleição de 2024.

De acordo com a sentença, Camila teve apenas um voto, que sequer foi o dela própria, porque foi computado em uma urna diferente da que ela votou. Para o juiz, este fato evidenciou “a inexistência de qualquer compromisso com a campanha”. Além disso, a prestação de contas da candidata, “aponta uma campanha totalmente inativa, sem movimentação financeira”.

A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e caso a Corte mantenha a sentença a Federação pode recorrer ainda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading