Dois brasileiros estão entre as vítimas dos terremotos que devastaram a Venezuela. A confirmação foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) nesta quinta-feira (25), enquanto o número de mortos segue aumentando após os fortes tremores que atingiram o país na noite de quarta-feira (24).
Em nota oficial, o Itamaraty informou, “com grande pesar”, a morte de uma brasileira e de um brasileiro em consequência dos terremotos. O órgão afirmou ainda que está prestando assistência consular às famílias das vítimas e que não divulgará informações pessoais dos falecidos.
Segundo informações apuradas por autoridades que acompanham o caso, as vítimas não eram da mesma família e morreram em desabamentos distintos. Uma das mortes ocorreu em Caracas, capital venezuelana, enquanto a localização da outra ainda está sendo detalhada pelas autoridades
Terremotos deixaram rastro de destruição
A Venezuela foi atingida por dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 registrados com menos de um minuto de diferença. O epicentro do tremor mais forte foi localizado na região de El Guayabo, a cerca de 168 quilômetros de Caracas.
Até a última atualização oficial, os tremores haviam provocado pelo menos 188 mortes e 1.520 feridos. Equipes de resgate ainda trabalham na busca por sobreviventes sob os escombros, enquanto milhares de pessoas permanecem desalojadas.
A destruição foi mais intensa em áreas densamente povoadas e próximas ao litoral. Em cidades como La Guaira, bairros inteiros foram devastados. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em diversas regiões, e muitos moradores passaram a noite nas ruas por medo de novos abalos.
Especialistas destacam que, além da alta magnitude, a baixa profundidade dos terremotos contribuiu para ampliar os danos. Estimativas preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apontam que o número de vítimas pode crescer significativamente nos próximos dias.
Governo venezuelano decreta emergência
Diante da gravidade da situação, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência nacional. O governo anunciou a criação de um fundo inicial de US$ 200 milhões para ações de resposta à tragédia.
Segundo Rodríguez, equipes de resgate nacionais e internacionais foram mobilizadas para atuar nas áreas mais afetadas, enquanto autoridades seguem monitorando possíveis réplicas dos tremores.
O terremoto é considerado o mais forte registrado na Venezuela em mais de um século. O último evento de grande impacto ocorreu em 1900, quando um tremor de magnitude 8 atingiu Caracas e deixou mortos e feridos.
Brasil envia bombeiros e ajuda humanitária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que conversou por telefone com Delcy Rodríguez e anunciou o envio de ajuda humanitária brasileira.
Nesta sexta-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) enviará uma aeronave KC-390 com uma equipe de 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de técnicos da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A missão transportará cerca de nove toneladas de equipamentos para busca e resgate urbano. No sábado (27), uma nova aeronave deverá levar materiais para montagem de um hospital de campanha, medicamentos, equipamentos médicos e 100 purificadores de água movidos a energia solar.
A operação tem como objetivo reforçar o atendimento às vítimas e auxiliar as autoridades venezuelanas na resposta à maior tragédia natural registrada no país nas últimas décadas.





Deixe um comentário