Incêndio em trem-bala na Espanha suspende viagens entre Madri e Barcelona;vídeo

Trem de alta velocidade transportava 283 passageiros quando pegou fogo perto de Ricla, na província de Zaragoza. Não houve feridos, mas a interrupção afetou cerca de 5 mil passageiros.

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Um incêndio em um trem de alta velocidade na Espanha interrompeu, nesta segunda-feira (12), a circulação ferroviária entre Madri e Barcelona, nos dois sentidos. O trem-bala AVE transportava 283 passageiros e seguia da capital espanhola para Figueres, na Catalunha, quando pegou fogo nas proximidades de Ricla, na província de Zaragoza.

Todos os passageiros foram retirados do trem, e não houve registro de feridos. Duas pessoas receberam atendimento médico: uma mulher que sentiu tontura e uma pessoa com mobilidade reduzida que precisou de assistência. Nenhum dos casos foi considerado grave, segundo informações divulgadas pelo site espanhol El Diario.

O incêndio começou por volta das 16h05, no horário local. A Renfe, companhia ferroviária espanhola, informou que as chamas tiveram início na cabine traseira do trem. Bombeiros da província de Zaragoza foram mobilizados para combater o fogo.

Interrupção afeta milhares de passageiros

A suspensão da circulação atingiu trens que já estavam em operação e viagens programadas para a tarde. Cerca de 14 composições foram afetadas, envolvendo entre 4.500 e 5 mil passageiros, segundo Sergio Bueno, diretor-geral adjunto da Renfe.

Os trens foram direcionados para estações em Guadalajara, Calatayud, Zaragoza e Lleida. Os passageiros que ficaram nessas localidades receberam assistência da Cruz Vermelha.

A companhia informou que ativou medidas de atendimento aos usuários afetados e autorizou alterações e reembolsos gratuitos dos bilhetes.

Retomada depende de avaliação da estrutura

O incêndio foi extinto, mas a circulação continuava suspensa enquanto as equipes aguardavam a avaliação dos danos provocados na catenária, sistema de cabos instalado sobre os trilhos que fornece energia elétrica aos trens.

A análise será realizada pela Adif, empresa responsável pela infraestrutura ferroviária espanhola. O resultado deverá indicar as condições da estrutura e os procedimentos necessários para a retomada segura do serviço.

“Não podemos antecipar prazos”, afirmou Sergio Bueno ao El Diario, ao explicar que a Renfe aguardava informações sobre os danos na rede elétrica ferroviária.

Causa do incêndio ainda é desconhecida

A Renfe informou que ainda não havia identificado a causa do incêndio. O trem havia partido da estação Madrid Puerta de Atocha às 14h27, com destino a Figueres, na Catalunha.

A empresa não estabeleceu um prazo para a normalização do tráfego entre Madri e Barcelona. A retomada dependerá da avaliação técnica da infraestrutura e da confirmação das condições de segurança para a circulação dos trens.

Veja o vídeo:

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo