Idosa de 100 anos vai votar de andador em SC e chama atenção

Aos 100 anos e prestes a completar 101, Catharina Klock da Silva fez questão de comparecer às urnas neste domingo (4), primeiro turno das Eleições 2026. Moradora de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a idosa chegou à seção eleitoral de andador e acompanhada de um familiar. A presença de Catharina chama atenção porque,…

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Aos 100 anos e prestes a completar 101, Catharina Klock da Silva fez questão de comparecer às urnas neste domingo (4), primeiro turno das Eleições 2026. Moradora de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a idosa chegou à seção eleitoral de andador e acompanhada de um familiar.

A presença de Catharina chama atenção porque, pela legislação eleitoral brasileira, o voto é facultativo para pessoas com mais de 70 anos. Mesmo estando há três décadas nessa faixa etária, ela decidiu participar de mais uma eleição.

Eleitora há mais de oito décadas, Catharina vota desde os 18 anos. Seu primeiro voto ocorreu em 1943, em um período no qual a participação feminina nas eleições brasileiras ainda era relativamente recente.

Mais de oito décadas votando

A trajetória eleitoral de Catharina atravessa diferentes períodos da história política brasileira. Quando ela começou a votar, as mulheres haviam conquistado o direito ao voto pouco mais de uma década antes.

O voto feminino foi reconhecido no Brasil em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. Naquele período, porém, as regras para a participação das mulheres eram diferentes das atuais.

Em 1943, ano em que Catharina tinha 18 anos, mulheres alfabetizadas já podiam votar. O voto feminino, no entanto, era facultativo, com exceção das mulheres que exerciam funções no serviço público.

Ao longo das décadas seguintes, as regras eleitorais mudaram, enquanto Catharina continuou participando das eleições.

De andador até a seção

Neste domingo, a eleitora centenária chegou à seção em Itajaí usando um andador e contando com a ajuda de um familiar.

A cena ganhou repercussão justamente por ocorrer em uma idade na qual o comparecimento às urnas deixou de ser obrigatório há 30 anos para Catharina.

Prestes a completar 101 anos, ela voltou a exercer o direito ao voto em uma eleição na qual os brasileiros escolhem presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Itajaí tem cerca de 182 mil eleitores

Catharina vota em Itajaí, um dos maiores colégios eleitorais de Santa Catarina. O município tem cerca de 182 mil eleitores aptos a participar das Eleições 2026.

Em todo o estado, são aproximadamente 5,7 milhões de eleitores distribuídos por 17.326 seções eleitorais.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo