Homem é preso com 45 kg de pasta base de cocaína que abasteceria comunidades do Rio; vídeo

Carga estava escondida em caminhão e parte da droga já estava preparada para ser ingeridas por mulas, segundo a Polícia Federal (PF)

A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que transportava 45 kg de pasta base de cocaína e diversos celulares na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Volta Redonda, no Sul Fluminense. A ação ocorreu no fim da noite desta sexta-feira (17). 

De acordo com a corporação, a droga tinha como destino o abastecimento de comunidades do Rio de Janeiro dominadas pelo crime organizado. A abordagem aconteceu durante uma fiscalização no âmbito da Missão Redentor II. 

Policiais da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) e do Grupo de Investigações Sensíveis (GISE) interceptaram um caminhão que seguia no sentido São Paulo–Rio de Janeiro. O motorista, natural do Espírito Santo, transportava formalmente uma carga de materiais de limpeza.

Droga escondida

Contudo, durante a inspeção, com o auxílio de cães farejadores e técnicas de busca veicular, os agentes localizaram o entorpecente e os celulares escondidos em meio à carga lícita. Veja abaixo o material apreendido:

Segundo a PF, cerca de 5 kg da pasta base já estavam preparados e fracionados em cápsulas próprias para ingestão, método utilizado no transporte por “mulas”. A pasta base é uma substância obtida a partir das folhas da coca após as primeiras etapas de extração química. Nesse estágio, a substância ainda não passou pelo refinamento final que resulta no pó branco mais conhecido.

Ainda conforme a PF, a forma na qual a substância foi encontrada indica o desdobramento da carga para rotas pulverizadas ou até mesmo tráfico internacional. 

O homem, o caminhão e todo o material apreendido foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e vai responder por tráfico interestadual de drogas.

Missão Redentor II 

A prisão ocorreu no âmbito da Força-Tarefa Missão Redentor II, no escopo da ADPF 635 (STF), que estabelece a desarticulação logística e financeira das facções criminosas, por meio da interceptação de insumos entorpecentes antes de seu ingresso nas áreas urbanas conflagradas.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading