O forte vendaval que atingiu o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira provocou uma série de transtornos e deixou ao menos duas pessoas mortas. As vítimas morreram após o desabamento de um muro em Santa Teresa, na região central da capital, durante o pico das rajadas de ventos. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, mas ainda não detalhes sobre a identidade das vítimas.
Além da tragédia em Santa Teresa, a ventania afetou diversos municípios da Região Metropolitana. Em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, as rajadas chegaram a 92 km/h, segundo medições meteorológicas. O Centro de Operações da Prefeitura colocou a cidade em Estágio 2 de atenção devido às condições climáticas adversas, indicando risco de ocorrências de alto impacto.
Os impactos foram sentidos principalmente no transporte público. A circulação do metrô foi totalmente interrompida nas linhas 1, 2 e 4 por questões de segurança, enquanto a operação dos trens também sofreu paralisações em alguns ramais. Passageiros enfrentaram longas filas, plataformas lotadas e dificuldades para retornar para casa.
Transtornos em vários bairros
As fortes rajadas ainda derrubaram árvores, placas, estruturas metálicas e provocaram quedas de energia em diversos bairros da capital e da Baixada Fluminense. Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Light e das concessionárias de transporte permaneceram mobilizadas para atender às ocorrências e restabelecer os serviços.
As autoridades orientam a população a evitar permanecer sob árvores, marquises, estruturas metálicas e áreas com risco de queda durante episódios de ventos fortes. Também é recomendado acompanhar os alertas oficiais e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando as condições meteorológicas, enquanto o estado trabalha para normalizar os serviços afetados e contabilizar os prejuízos causados pelo vendaval.




Deixe um comentário