A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes em benefícios do INSS confirmou nesta sexta-feira (20) o cancelamento do depoimento do empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A oitiva estava prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (23), em Brasília.
No lugar do banqueiro, o colegiado decidiu convocar a empresária Ingrid Pikinskeni Morais Santos, apontada como uma das pessoas que teriam se beneficiado do esquema de descontos associativos indevidos sobre aposentadorias e pensões.
Decisão judicial motivou desistência
Vorcaro havia se comprometido a comparecer voluntariamente à comissão, sem recorrer a habeas corpus, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre contratos de crédito consignado firmados pelo Banco Master com beneficiários do INSS. A CPMI pretende apurar se essas operações tiveram relação com a fraude investigada.
Na quinta-feira (19), o ministro André Mendonça determinou que o empresário poderia comparecer por vontade própria, mas não poderia utilizar aeronave particular para viajar a Brasília, devendo optar por voo comercial ou transporte da Polícia Federal. Após a decisão, Vorcaro decidiu cancelar sua participação.
Documentos sigilosos serão compartilhados
Apesar da ausência do empresário, o ministro autorizou que a CPMI tenha acesso aos documentos resultantes das quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático relacionadas às investigações. O material encontra-se sob custódia do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre.
Os dados serão enviados à Polícia Federal, responsável por compartilhar as informações com a comissão para subsidiar as apurações sobre possíveis irregularidades envolvendo contratos e movimentações financeiras suspeitas.
Empresária investigada assume papel central
Com a mudança na agenda, a CPMI ouvirá Ingrid Pikinskeni Morais Santos. Ela é sócia de Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado como operador ligado à Conafer, entidade investigada por suspeita de participação no esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários.
A empresária foi alvo de mandados de busca e apreensão na segunda fase da Operação Sem Desconto, em maio de 2025, sob suspeita de ocultação de patrimônio. Segundo o senador Eduardo Girão, autor de um dos requerimentos de convocação, o nome dela aparece repetidamente em operações financeiras de alto valor sem justificativa econômica aparente. O pedido também contou com apoio do vice-presidente da comissão, Duarte Jr.






Deixe um comentário