Defesa do Consumidor apreende mais de 100 cigarros eletrônicos no Leblon

Ação da Sedcom, Procon-RJ e PM mirou comércio ilegal de vapes na Zona Sul e marca início de uma ofensiva contra produtos proibidos no país

A Operação Evali, deflagrada nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), em conjunto com o Procon-RJ e a Polícia Militar do Rio de Janeiro, resultou na apreensão de mais de 100 cigarros eletrônicos e diversos frascos de essências utilizados nos dispositivos. Os produtos eram vendidos de forma ilegal em um ponto bastante movimentado no Leblon. Segundo a SEDCON, os estimulantes sexuais também estavam na mira da fiscalização, mas não foram encontrados. Todo o material apreendido será encaminhado à Receita Federal.

A operação foi motivada por denúncias recebidas pela secretaria, que acionou o setor de inteligência para monitorar os alvos. Essa foi apenas a primeira fase da ofensiva, e outros pontos de venda já estão sob investigação.

Produtos proibidos e risco à saúde

A comercialização de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil desde 2009, por determinação da Anvisa. Apesar disso, os dispositivos seguem amplamente disponíveis em comércios físicos e virtuais, muitas vezes em embalagens coloridas e com sabores frutados, que atraem especialmente jovens e adolescentes.

Estudos apontam que o uso dos chamados vapes traz sérios riscos à saúde cardiovascular, pulmonar e bucal, além de apresentar alto potencial viciante. Mesmo nas versões sem nicotina, os dispositivos liberam substâncias tóxicas que irritam o sistema respiratório, alteram a produção de saliva e podem favorecer o surgimento de doenças periodontais. Há ainda evidências de danos ao DNA, que podem contribuir para o desenvolvimento de câncer.

Denúncias e combate permanente

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ressaltou a importância da colaboração da população para identificar e desarticular esses pontos de comércio clandestino.

— A venda ilegal de cigarros eletrônicos e de produtos que colocam em risco a saúde precisa ser combatida com firmeza. As denúncias são fundamentais para que possamos localizar esses pontos e proteger a população, principalmente os jovens, de práticas abusivas e nocivas. Esta foi somente a 1ª fase da Operação Evali. Outros locais e alvos já estão sendo monitorados pela nossa inteligência — afirmou Fonseca.

Denúncias sobre a comercialização irregular de cigarros eletrônicos e estimulantes sexuais podem ser feitas pelo canal Fala Consumidor da SEDCON, pelos números de WhatsApp (21) 99336-4848 e (21) 98104-5445 (Procon-RJ), pelo telefone 0800-202-0143 ou pelo e-mail atendimento@sedcon.rj.gov.br.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading